Vaticano cria equipe de atletismo e sonha com participação na Olimpíada
Equipe "do Papa" tem amadores entre 19 e 62 anos; organização irá disputar torneios menores no continente, mas não nega sonho da estar nos Jogos

Freiras e padres disputando uma Olimpíada? Esse cenário pode estar mais próximo do que se imagina. Isso porque o Vaticano anunciou, nesta quinta-feira, a criação de sua própria equipe de atletismo, a Athletica Vaticana - que é reconhecida pelo Comitê Olímpico Italiano (CONI).
O grupo "do Papa" é composto por cerca de 60 pessoas, incluindo - além dos membros da Igreja - professores universitários, jornalistas, jardineiros, funcionários do Museu do Vaticano, guardas suíços e farmacêuticos. As idades variam entre 19 e 62 anos.
O primeiro desafio da equipe do Vaticano será no dia 20 de janeiro, na Corrida de Miguel. A prova tem percurso de 10km e acontece próxima ao Estádio Olímpico de Roma, capital italiana.
A iniciativa tem como principal objetivo a promoção do esporte enquanto ferramenta pela paz, solidariedade e pelo diálogo. Por estar de acordo com o CONI, a equipe integra também a Associação de Atletismo da Itália. A equipe mira filiação à Federação Internacional de Atletismo (IAAF), possibilitando a participação em torneios menores - como os Jogos dos Pequenos Estados da Europa, além dos Jogos Mediterrâneos (que serão na Argélia em 2021).

- Não teremos grandes atletas profissionais, porque nossos membros são provenientes das dependências vaticanas, mas asseguramos que eles participarão frequentemente de eventos menores, até porque alguns deles são bem preparados – explicou o monsenhor Melchor Jose Sanchez de Toca y Alameda, que é o chefe responsável pela equipe de atletismo, além de todo o setor de esportes do Ministério da Cultura do Vaticano.
As Olimpíadas não estão no horizonte próximo do atletismo do Vaticano, mas o monsenhor não nega que a participação nos Jogos seria "um sonho" para a equipe.
- As Olimpíadas não são um sonho a curto prazo mas seria um sonho ver a santa bandeira entre as delegações da Cerimônia de Abertura dos Jogos. Com o tempo, podemos formar um embrião de um Comitê Olímpico - completou.
Dois membros honorários completam o grupo: Jallow Buba, de 20 anos, e Anszou Cissè, de 19 anos; ambos pedem asilo político. Além disso, o time do Vaticano também inclui atletas paralímpicos e tentará conseguir o reconhecimento oficial junto ao Comitê Paralímpico da Itália.

Vôlei
Vôlei: Judson exalta entrosamento com levantadores da Seleção
Há 58 minutos
Lutas
Antes do UFC 331, Pantoja faz pedido a treinador: 'Ver o Flamengo'
Há 2 horas
Vôlei
Bernardinho roda o time, e Brasil vence a Bolívia no Sul-Americano de vôlei
Há 3 horas
Lutas
Topuria se aproxima do retorno ao UFC e provoca campeão dos leves
Há 4 horas
Vôlei
Veja os lances da vitória do Brasil sobre a Bolívia no Sul-Americano de vôlei
Há 5 horas
Fora de Campo
NFL lança produtos com Flamengo, Vasco e Fluminense para jogo no Rio
Há 5 horasMais LANCE!

Após largar em último, Max Verstappen vence corrida contra 100 rivais

Brasil x Bolívia: horário e onde assistir ao Pré-Olímpico de vôlei

Knicks vence disputa com Lakers e contrata ex-campeão da NBA

F1 confirma calendário de 2027 com Sprint em São Paulo

João Fonseca exalta Brasil antes da Copa Davis no Rio

Zverev perde quase metade da premiação milionária do US Open; entenda

Lucarelli vê Seleção 'solta' na estreia do Sul-Americano de vôlei

Leclerc terá penalidade no grid após troca de motor no GP do Azerbaijão

Escalação do Chile enganou a Seleção Brasileira no Sul-Americano de vôlei

Rafael Câmara faz teste com a Ferrari visando à F1 2027

Lukas Bergmann comemora volta à Seleção Brasileira e exalta 'ídola' Julia

Sabalenka recebe multa após derrota na final do US Open

Brasil domina o Chile e vence pela estreia no Sul-Americano de vôlei



