Silvania Costa e Luis Carlos Cardoso são eleitos melhores atletas paralímpicos do ano
Atletas são escolhidos os melhores do paralimpismo no ano. Saltadora e canoísta foram escolhidos por meio de votação no site do Prêmio Paralímpicos, entregue nesta quarta

- Matéria
- Mais Notícias
Os melhores atletas paralímpicos da temporada foram revelados nesta quarta-feira. Em um ano em que o Brasil brilhou com a conquista do Parapan-Americano de Toronto (CAN), em agosto, a saltadora Silvania Costa e o canoísta Luis Carlos Cardoso foram os agraciados com o Prêmio Paralímpicos 2015.
A escolha aconteceu após votação popular por meio do site da premiação. Além dos vencedores, o nadador Daniel Dias e o velocista Felipe Gomes, no masculino, e a nadadora Joana Neves e a lançadora e arremessadora Shirlene Coelho, no feminino, concorreram à láurea.
Na temporada, Luis Carlos Cardoso conquistou duas medalhas de ouro no mundial de canoagem, em Milão (ITA), e recebeu o prêmio após uma expressiva votação, arrebatando 48,14% dos votos, superando Felipe Gomes, com 26,43%, e Daniel Dias, com 25,43%.
- Por tudo que vivi em 2015, é de grande importância (o prêmio). Passei da canoa para o caiaque para poder disputar os Jogos do Rio-2016 e levei a medalha. Fico mais feliz por ter concorrido com atletas de todo o Brasil que ganharam muita coisa também. E como fui o primeiro canoísta a ser indicado nesta disputa, vencê-la foi uma honra muito grande - disse Luis.
No feminino, a campeã mundial do salto em distância em Doha (QAT) foi escolhida com 63,98% dos votos, superando Joana Neves (20,06%) e Shirlene Coelho (15,96%).
- Foi tudo fruto de muito trabalho, que quando é bem feito, tem retorno. Elas (Joana e Shirlene) estão de parabéns também. São vencedoras! Estava bem ansiosa, sem dormir direito, mas agora estou aqui muito feliz e emocionada - disse a saltadora.
Além dos premiados, a cerimônia ainda definiu os melhores de cada uma das 22 modalidades presentes no programa paralímpico da Rio-2016. Fábio Dias (atletismo) também foi eleito como melhor técnico de modalidade individual, enquanto Dailton Freitas (goalball), foi o melhor técnico do ano em esportes coletivos.
Já a premiação de revelação da temporada ficou com um jovem de 19 anos que, em seu currículo, já carrega o ouro no Mundial de Doha (QAT) desse ano, na disputa dos 400m T2: Daniel Tavares.
Quem também recebeu homenagens na cerimônia foram o senador Romário e a deputada federal Mara Gabrilli, que receberam o prêmio personalidade paralímpica do ano, pela importância do trabalho de ambos na aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei Brasileira da Inclusão, sancionado pela presidente Dilma Rousseff em julho.
Confira a lista completa dos vencedores da noite:
Melhor atleta - Masculino
Luis Carlos Cardoso (canoagem)
Melhor atleta - Feminino
Silvania Costa (atletismo)
Melhor técnico - Coletivo
Dailton Freitas (goalball)
Melhor técnico - Individual
Fábio Dias (atletismo)
Atleta revelação
Daniel Tavares (atletismo)
Premiados por modalidade:
Atletismo
Felipe de Souza Gomes
Basquete em cadeira de rodas
Lia Maria Soares Martins
Bocha
Maciel Sousa Santos
Canoagem
Luis Carlos Cardoso da Silva
Ciclismo
Lauro César Mouro Chaman
Esgrima em cadeira de rodas
Jovane Silva Guissone
Futebol de 5
Ricardo Steinmetz Alves
Futebol de 7
Marcos dos Santos Ferreira
Goalball
Victoria Amorim do Nascimento
Levantamento de peso
Maria Rizonaide da Silva
Hipismo
Sérgio Froés Ribeiro de Oliva
Judô
Wilians Silva de Araújo
Natação
Daniel de Faria Dias
Remo
Josiane Dias de Lima
Rúgbi em cadeira de rodas
Alexandre Vitor Giuriato
Tênis de mesa
Cátia Cristina da Silva Oliveira
Tênis em cadeira de rodas
Natália Mayara Azevedo da Costa
Tiro com arco
Jane Karla Rodrigues Gogel
Tiro esportivo
Geraldo von Rosenthal
Triatlo
Fernando Aranha Rocha
Vela
Tui Francisco Andrade de Oliveira
Vôlei sentado
Suellen Cristine Dellangelica Lima
- Matéria
- Mais Notícias