Mercedes aponta motivos para 'declínio incrível' da Red Bull na F1
Toto Wolff comenta queda da equipe, que perdeu a liderança entre construtores

Embora a própria Red Bull insista em minimizar a saída de nomes importantes do corpo técnico para outras equipes, Toto Wolff, por sua vez, deixou claro que o momento ruim pelo qual os taurinos estão atravessando é apenas uma consequência da perda desses profissionais. O chefe da Mercedes, inclusive, revelou surpresa com o "declínio incrível" na performance dos rivais.
No início de agosto, a Sauber oficializou a chegada de Jonathan Wheatley, antigo diretor-esportivo do time de Milton Keynes, para assumir o cargo de chefe da equipe na Fórmula 1 a partir do próximo ano, preparando as bases para a chegada oficial da Audi em 2026. Mais recentemente, a Aston Martin colocou um ponto final na novela Adrian Newey e anunciou o projetista na última terça-feira (10) em um evento realizado na fábrica de Silverstone.
➡️Bortoleto impressiona em teste, e McLaren deve aceitar só dois anos de empréstimo para Sauber
Na tentativa de conter os danos, a escuderia liderada por Christian Horner começou a mexer as peças no tabuleiro e decidiu promover Gianpiero Lambiase, engenheiro de pista de Max Verstappen desde 2016, ao cargo de chefe de corrida, onde vai se reportar diretamente ao diretor-técnico Pierre Waché — outro nome importante do time —, com foco nas atividades de pista, mas também supervisionando outras áreas.
Depois de começar o ano com o pé direito, vencendo sete das primeiras dez corridas, a Red Bull foi superada pela McLaren na disputa do Mundial de Construtores e ainda corre sério risco de ver a Ferrari assumindo a vice-liderança nas próximas corridas. Atual tricampeão na categoria, Verstappen não vence há sete etapas e terminou o GP do Azerbaijão, realizado no último domingo, apenas na quinta posição. Insatisfeito com o resultado, o neerlandês chegou a comparar o RB20 a um "kart".
O time dos energéticos, no entanto, nega que a queda no campeonato tenha alguma ligação com a saída de Newey ou de qualquer outro profissional — algo com o qual Wolff não consegue concordar. "O declínio deles é incrível, mas quando você perde pessoas de valor é impossível que não haja consequências", disse o chefe da Mercedes ao portal austríaco OE24.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Com 307 pontos somados e quarta colocada na tabela, a esquadra de Brackley está distante da briga pelo título em 2024. Após a vitória de Oscar Piastri em Baku, o escuderia papaia chegou a 476 tentos na competição, 20 a mais que a Red Bull. Fechando o top-3, a Ferrari tem 425 e já abriu uma boa vantagem em relação às Flechas de Prata. Para Wolff, porém, ficar atrás das rivais agora pode ajudar a equipe no médio prazo, pensando no regulamento que entra em vigor em 2026.
- Estamos em quarto lugar no Mundial de Construtores e dificilmente terminaremos em terceiro. Isso poderá nos ajudar em termos de horas de desenvolvimento no túnel de vento para 2026. Primeiro, porém, há 2025 e devemos fechar bem este campeonato porque o carro do próximo ano será fortemente 'filho' do W15 - finalizou.
A Fórmula 1 volta de 20 a 22 de setembro em Singapura, 18ª etapa da temporada 2024, nas ruas de Marina Bay.

Vôlei
Brasil x Colômbia pelo Sul-Americano de vôlei feminino; horário e onde assistir
Há 1 hora
Tênis
Bia Haddad revela lesão no ombro: 'Era insuportável sacar'
Há 2 horas
Vôlei
Sabrina comemora vaga na seleção: 'Esperei por muitos anos'
Há 3 horas
Fórmula 1
Bortoleto revela desafio no novo circuito da F1: 'Muito cansativa'
Há 3 horas
Fórmula 1
Leclerc é liberado após acidente e está confirmado no GP da Espanha
Há 4 horas
Vôlei
Vôlei: zebras em Pré-Olímpicos ligam alerta para Brasil no Sul-Americano
Há 4 horasMais LANCE!

Poatan reage a críticas de Moicano e dispara: 'Tá falando b…'

Poatan dá ultimato a críticos: 'Podem parar de me seguir'

'Reza pra Deus' e vai: Luzia explica novo saque na Seleção

Vasco lança coleção especial inspirada no futebol americano em parceria com NFL

Guga Kuerten 50 anos: Larri Passos relembra como conheceu o 'filho'

Rosamaria: a segurança da Seleção na saída de rede 'pelo ouro'

Guga Kuerten 50 anos: mãe e irmão celebram a vida e legado do aniversariante

Zé Roberto detalha estratégia com Marcelle no Sul-Americano

Pés no chão, mas sonhando, Vivian vibra com estreia pela Seleção

Rafael Câmara mira liderança da F2 em estreia no Madring

Poatan cogita voltar aos meios-pesados para enfrentar Borrachinha no UFC

Brasil vence Peru e segue sem perder sets no Sul-Americano

Veja os lances da vitória do Brasil contra o Peru no Sul-Americano feminino de vôlei
