Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Malásia veta vistos a atletas de Israel para Mundial de natação

País tem posicionamento histórico favorável à causa Palestina; desde a independência da Malásia, em 1957, não há quaisquer relações diplomáticas ou vistos para Israel

Primeiro-ministro da Malásia disse que entrada de israelenses no país seria "uma ofensa" (Foto: AFP)
Escrito por

Os incidentes diplomáticos se estendem às piscinas. O primeiro-ministro da Malásia, Mahathir Mohamad, disse que o país não irá liberar a emissão de vistos para atletas de Israel para o Mundial de natação paralímpica. A disputa será em Kuching, entre os dias 29 de julho e 4 de agosto de 2019.

Desde sua independência, em 1957, a Malásia não estabelece quaisquer relações com Israel, tendo em vista que apoia as reivindicações da causa Palestina. Para o primeiro-ministro, esse é o principal argumento para o veto aos vistos.

- Não vamos deixá-los entrar. Se vierem, é uma ofensa. Se eles quiserem tirar o Mundial da Malásia, podem tentar a sorte - declarou Mohamad.

A decisão foi apoiada por uma coalizão de 29 organizações não-governamentais, como a Viva Palestina Malásia, que divulgou um comunicado para endossar o veto. O grupo chegou a relembrar a Grande Marcha de Retorno, série de protestos na Faixa de Gaza em que 241 foram mortos e mais de 26 mil foram feridos por atiradores israelenses.

- Boicotar e isolar Israel é o mínimo que eles podem e devem fazer para expressar nossa raiva moral. Se funcionou contra o apartheid na África do Sul, irá funcionar contra o apartheid em Israel. O governo da Malásia está fazendo o certo. Não venham falar em espírito olímpico e movimento pelo esporte, se lembrem apenas da Grande Marcha de Retorno - diz um trecho da nota.

Em 2010, um visto especial foi emitido para o boxeador israelense Ilya Grad, que iria participar de um reality show no país. Com a medida, Grad tornou-se a primeira pessoa da história a ingressar na Malásia com um passaporte de Israel.

A preocupação das entidades paralímpicas é grande, já que o Mundial é classificatório para os Jogos de Tóquio-2020. O presidente do Comitê Olímpico Israelense, Nisim Sasporta, garantiu ter cartas de apoio de diversos órgãos - como o Comitê Paralímpico Internacional, Comitê Paralímpico Europeu e o Comitê de Atletas Olímpicos.