Lauro Chaman é campeão mundial de paraciclismo de estrada

A medalha de ouro foi conquistada no último domingo em prova disputada na cidade de&nbsp;Pietermaritzburg, na África do Sul<br>

Lauro Chaman
Lauro Chaman conquistou o bronze nos Jogos Paralímpicos Rio-2016&nbsp;(Foto: Washington Alves/MPIX/CPB)

Escrito por

Medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos Rio-2016 e atual campeão geral da Copa do Mundo, Lauro Chaman conquistou, no último domingo o ouro do Mundial da África do Sul no paraciclismo de estrada. O brasileiro iniciou sua participação na última sexta-feira ao conquistar o bronze no contrarrelógio. 

- É um título que vai ficar marcado na minha história. Acredito que o objetivo de todo atleta é um dia ser campeão mundial e hoje está sendo o meu dia. A prova foi dura e existia muita marcação, mas consegui impor um bom ritmo e terminar escapado. Estou muito feliz e quero dizer que o resultado só foi possível devido a todo trabalho da comissão técnica e do meu companheiro Soelito Gohr, que realizou uma excelente prova. Agradeço o apoio de todos que ficaram na torcida, à confederação pela oportunidade, minha equipe Funvic e meus patrocinadores - destacou Lauro.

Com mais de dois minutos de diferença em relação ao brasileiro (2h04m04s), o austríaco Wolfgang Eibeck (2h06min16) ficou com a prata, enquanto o francês Dorian Foulon (2h06min45) levou o bronze. Outro brasileiro na disputa, Soelito Gohr terminou na quarta colocação, apenas dois segundos atrás do francês.

Na categoria C4, André Grizante completou a prova na 11ª colocação, enquanto Victor Herling, que compete na classe C2, terminou no 12º lugar.

Bicampeão mundial de paraciclismo de estrada (2009 e 2010), além de campeão mundial de pista em 2014, Soelito elogiou o desemprenho dos brasileiros na África de Sul. 

- Fizemos uma boa prova tática e não poderia terminar de forma melhor. O Lauro vem atravessando uma fase incrível e, na prova de resistência, mostrou que atualmente é o paraciclista com mais qualidade dentro do pelotão mundial. Fico muito feliz de ver o paraciclismo brasileiro mais uma vez no topo do pódio. É através de resultados como esse que vamos conseguir motivar novos praticantes dentro do Brasil e aos poucos ter uma modalidade cada vez mais praticada - afirmou Gohr.

A Seleção Brasileira contou com sete atletas na disputa do Mundial: Lauro Chaman (classe C5), Soelito Gohr (classe C5), André Grizante (classe C4), João Evangelista Filho (classe C1), Victor Luise Herling (classe C2), Jady Malavazzi (handbike WH3) e Eduardo Ramos Pimenta (handbike MH3).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter