Isabel Clark estreia na Copa do Mundo de Snowboard

Maior desportista de inverno da história do Brasil e principal snowboarder da América Latina, atleta disputará primeira etapa do Snowboard Cross na Áustria

Isabel Clark estreia em sua 15ª Copa do Mundo de Snowboard
Isabel Clark disputa sua 15ª edição Copa do Mundo de Snowboard (Foto: Divulgação/CBDN)

Escrito por

Além de fundamental para a classificação aos Jogos de Inverno PyeongChang-2018 (Coréia do Sul), a temporada de inverno no próximo ano será histórica para Isabel Clark. Aos 40 anos, a maior desportista de inverno da história do Brasil e principal snowboarder da América Latina inicia sua 15ª participação no Circuito da Copa do Mundo nesta sexta-feira, às 11h (horário de Brasília), em Montafon (Áustria), na primeira etapa da competição de Snowboard Cross.

Dezesseis anos depois, a carioca Isabel Clark vive a expectativa para mais uma estreia em Copas do Mundo. A história da atleta inicia em Tignes (França), local onde disputou, pela primeira vez, uma prova de Slalom Gigante, no dia 19 de novembro de 2000. De lá para cá, a atleta só não esteve presente nas edições de 2007 e 2015, temporadas posteriores à Turim-2006 e Sochi-2014. Com 97 largadas desde então, a atleta quebrará ainda recorde neste circuito: 100 largadas em eventos de Copa do Mundo.

Após preparação física realizada no Rio de Janeiro, com assessoria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a rider brasileira partiu ao Chile para treinamentos específicos na neve. Com treinos em pista de bordercross, montada em parceria com a equipe canadense no Valle Nevado, Clark rumou a Corralco, onde disputou duas das quatro etapas da Copa Sul-Americana de Snowboard Cross, competição que lhe rendeu o 2º lugar geral.

Em solo europeu há três semanas, a brasileira desembarcou inicialmente em Pitztal, também na Áustria, e depois foi a Itália. Nas duas semanas em que treinou junto aos italianos, a rider brasileira sofreu uma queda forte em treinamento, mas logo se recuperou e retomou a confiança para a estreia.

- Estou plenamente recuperada e com confiança para fazer uma boa primeira etapa. Foi um alerta para que eu pudesse sentir melhor o meu corpo e chegar mais concentrada. A pista de Montafon está boa e nesta quarta realizarei o treino oficial. Farei umas quatro descidas para me adaptar bem antes das qualificatórias na quinta. Meu objetivo principal é chegar aos Jogos de 2018, para isso preciso gradualmente me sentir bem e confortável nas pistas, e assim atacar mais, ganhar velocidade - afirmou Clark.

A Copa do Mundo de Snowboard Cross conta com sete etapas, passando por Áustria, Estados Unidos, Bulgária, Alemanha, Rússia, Espanha e Suíça.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter