Hegemonia: brasileiros dominam semifinais do Oi STU Open

Skatistas tupiniquins lideraram todas as quatro categorias na disputa; finais do Oi STU Open, que tem pontuação dobrada para ranking nacional, acontecem já neste domingo

Yndiara Asp no Oi STU Open
Yndiara Asp avançou à final em primeiro na categoria Park feminina (Foto: Divulgação/Julio Detefon)

Escrito por

Diante da torcida no Rio de Janeiro, os skatistas brasileiros fizeram bonito e lideraram as quatro semifinais disputadas no Oi STU Open: Pâmela Rosa, Yndiara Asp, Luan Oliveira e Pedro Barros avançaram em primeiro para a final deste domingo. A etapa carioca tem pontuação dobrada para o ranking nacional - que garantirá os três primeiros colocados na seleção brasileira de 2019, além de mais um atleta indicado por critérios técnicos pela CBSk, em cada gênero e modalidade.

Na semifinal do Street Feminino, só deu Brasil. Em prova com três 'gringas', duas russas e uma francesa, as oito classificadas foram tupiniquins. Destaque para Pâmela Rosa, que acertou um backflip, e a pequena Rayssa Leal - de apenas 10 anos de idade -, que se classificou em segundo, à frente da já consagrada Leticia Bufoni, em terceiro. Karen Feitosa, Isabelle Menezes, Virginia Fortes, Isabelly Avila e Giovana Dias fecham a lista das skatistas que avançaram à decisão.

- Está bastante quente, então segurei as manobras para amanhã, que é o dia importante. Estou muito feliz por ter passado em primeiro e por ter acertado uma manobra dificílima, um double flip de back. Acredito que essa junto com a que mandei no corrimão grande foram importantíssimas para garantir o primeiro lugar. Só tenho a agradecer ao Oi STU Open por tudo. Essa pista que ficou incrível - declarou Pâmela Rosa.

Já no Park Feminino, teve Seleção Brasileira em peso. Três atletas do Brasil conquistaram as três primeiras colocações: são elas Yndiara Asp (que somou 81.45 pontos), Isadora Pacheco e Dora Varella. Na sequência, Karen Jonz, Letícia Gonçalves, Camila Borges, Deise dos Reis e Victoria Bassi preencheram as vagas restantes para a final deste domingo na categoria.

E no lado masculino? Na semifinal do Street, Luan Oliveira acertou todas as manobras que tentou na última bateria, levou a vantagem com 338.47 pontos e assegurou o topo. O skatista ultrapassou Lucas Rabelo, que liderava a competição desde a primeira bateria. Os oito colocados para a final desse domingo seguiram com Micky Papa, Lucas Rabelo, Felipe Gustavo, o argentino Mauro Iglesias, Kelvin Hoefler, o russo Max Kruglov, e Patrik Mazzuchini.

- Foi o dia foi perfeito pra mim. E espero que domingo seja a mesma coisa. Que eu consiga manter as manobras. Estou acostumado a viajar pra fora, como Estados Unidos e Europa, e conhecer skatistas de vários lugares, mas aqui no STU o nível está altíssimo, deixando a competição ainda mais difícil e competitiva - confessou Luan Oliveira.

Fechando a noite do Oi STU Open, o Park Masculino contou com uma arquibancad lotada na Praça Duó, que vibrou muito a cada manobra executada. Pedro Barros usou todo a extensão da pista em disputa acirradíssima e fez uma volta segura, alcançando 84.52 pontos, seguido muito de perto por Matheus Mello. Hericles Fagundes, Augusto Akio, Alex Sorgente, Pedro Quintas, Luiz Francisco e Pedro Carvalho também avançaram à grande decisão neste domingo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter