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Hadjar supera punição na sprint e vence corrida 2 da F2, na Austrália. Bortoleto abandona

Isack Hadjar deu a volta por cima e venceu a corrida principal da rodada da Fórmula 2.

Isack Hadjar
imagem camera Isack Hadjar vence na Austrália (Foto: Red Bull Content Pool)
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Grande Premio
Melbourne (Austrália)
Dia 23/03/2024
23:18

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Isack Hadjar seguiu os versos do samba de Jorge Aragão ao levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima e vencer a corrida 2 da rodada da Austrália da Fórmula 2. O francês, que perdeu a vitória da sprint após ser punido em 10s, colocou-se na liderança ao ganhar a posição de Andrea Kimi Antonelli nos boxes, esperando apenas o momento em que os ponteiros parariam para a troca obrigatória de pneus.

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A liderança definitiva veio na volta 31, mas Hadjar nem esperou que todos os que estavam com compostos médios à sua frente parassem, realizando várias ultrapassagens ao longo da prova. E o resultado da sprint, na verdade, ainda está em análise, uma vez que a Campos optou por acionar o direito de revisão da punição.

Paul Aron terminou em segundo, com Zane Maloney, líder do campeonato, fechando em terceiro. Antonelli terminou em quarto, à frente de Ritomo Miyata. Richard Verschoor, Franco Colapinto, Rafael Villagómez, Victor Martins e Oliver Bearman fecharam o top-10.

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A PROVA

Com o céu bastante encoberto, os termômetros marcavam 17°C de temperatura ambiente, com o asfalto em 23,2°C — relativamente fria e criando um artifício a mais por conta do aquecimento dos pneus. A estratégia, aliás, ficou dividida entre médios e supermacios. Maini, em terceiro, resolveu arriscar e calçar os compostos de faixa amarela, enquanto a maioria dos líderes colocaram os pneus de faixa roxa.

Luzes apagadas, Hauger sustentou a liderança, sendo seguido de perto por Antonelli. Maini, no entanto, despencava para sétimo, enquanto Bearman, que foi apenas 16º no grid, surgia numa surpreendente nona colocação.

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Outro que partiu muito bem foi Martins, saltando de último para 12º. Bortoleto, em contrapartida, perdia um posto e fechava o giro 1 em décimo, enquanto Fittipaldi era o 19º. No segundo giro, o pupilo da Mercedes não quis saber de perder tempo e ultrapassou Hauger na curva 11, porém Hauger logo recuperou a ponta na força da asa móvel. Enquanto isso, Maloney já era o terceiro ao ultrapassar Verschoor.

Cinco voltas completadas, Bortoleto já levava o carro aos boxes e caía para último. Enquanto isso, tanto Hauger quanto Antonelli avisavam às equipes pelo rádio que já sofriam para segurar o carro com os supermacios. E não eram apenas eles que apanhavam: a imagem recuperada mostrou Martins quase acertando o muro no mesmo ponto em que bateu na classificação. Maloney, por sua vez, pegou um pedaço da brita na 9 deixou o caminho livre para Maini — com o rendimento dos médios cada vez melhor.

Na volta 7, o virtual safety-car entrava em ação após Dürksen ficar parado na área de escape segundos depois de Maini ultrapassar Antonelli e assumir o segundo posto. E Bortoleto retornava aos boxes, dessa vez para abandonar para valer a disputa.

Pista liberada na abertura do giro 9, e Maini não tomou conhecimento de Hauger, assumindo a liderança e provando que, até então, a estratégia fora acertada. Imediatamente, a turma dos pneus supermacios entrou para colocar os compostos de faixa amarela.

Hauger voltou em 11º, com Antonelli e Aron ganhando a posição de Maloney. Só que o norueguês, com os pneus ainda frios, travou o dianteiro esquerdo, perdeu o controle e bateu muito forte na traiçoeira curva 6, levando muita sujeira para a pista. Dessa vez, o carro de segurança entrou em ação.

Posições restabelecidas, Maini era o líder, seguido por Correa, Fittipaldi, Crawford, Stanek, Barnard — os seis ainda sem paradas —, Hadjar, Antonelli, Aron e Miyata fechando o top-10. Na abertura do giro 16, o safety-car saiu de cena, e Maini puxou a fila, enquanto Fittipaldi deu o lado de fora para Crawford buscar a terceira posição. Na curva 1, a manobra de defesa deu certo, mas o americano da DAMS prevaleceu nas curvas seguintes, pulando para terceiro. Stanek veio no embalo, e Enzo caiu para quinto.

Pouco mais atrás, Hadjar — o primeiro da fila já com a troca obrigatória realizada — abria caminho e ganhava a posição de Fittipaldi. Bom pega também entre Maloney e Miyata, companheiros de equipe na Rodin, com o japonês se defendendo bem, porém o barbadiano aproveitou o vácuo na reta principal e deixou Miyata para trás, subindo para décimo. Volta 20, Hadjar passou Stanek e já surgia em quarto. A distância real para Maini, ainda precisando parar, era de 7s, e com Correa e Crawford também tendo de trocar pneus.

No giro 24, Stanek fritou pneus e por pouco não passou reto em disputa de posição com Fittipaldi. Aron, Antonelli e Maloney também se meteram na disputa e, numa bobeada do brasileiro, todos conseguiram a ultrapassagem sobre o piloto da Van Amersfoort, que caiu para oitavo. Stanek foi superado pelo pelotão. Maloney, então, ganhou o posto de Kimi na curva 9, posição que daria a ele a virtual terceira colocação.

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