Felipe Wu garante classificação para Tóquio e admite ‘ciclo conturbado’

Brasileiro, que ficou com a prata na Rio-2016, conquistou a quarta colocação na pistola de ar 10 metros na Copa do Mundo, em Nova Déli, e saltou para a décima posição no ranking

Felipe Wu mostra orgulhoso a medalha de prata no tiro. A primeira do Brasil
Felipe Wu garantiu a classificação para a segunda Olimpíada da carreira (Foto: Pascal GUYOT / AFP)

Escrito por

Medalhista de prata na Rio-2016 no tiro esportivo, o brasileiro Felipe Wu garantiu a classificação para a Olímpiada de Tóquio no último domingo. Na Copa do Mundo disputada em Nova Déli, o atirador conquistou a quarta colocação na pistola de ar 10 metros e o resultado o fez subir 69 posições no ranking.

Antes, o paulista de 28 anos estava em 79º lugar na classificação geral, mas o quarto lugar na disputa na Índia o levou para a 10º colocação. O brasileiro alcançou a marca de 200 pontos na final. O primeiro colocado foi o iraniano Javad Foroughi, com 243,6 pontos. Nos Jogos do Rio, Wu fez 202,1.

Como todos os atletas à frente dele já haviam conquistado a vaga ou o país havia atingido a cota máxima de inscritos na prova, ele assegurou a classificação para a segunda Olimpíada de sua carreira. Até então, o atirador havia falhado em todas as tentativas de se classificar. Na etapa final da Copa do Mundo de 2019, o atleta terminou a prova em 75º. 

- O trabalho tem sido bastante difícil. Esse ciclo olímpico foi mais conturbado do que eu gostaria, e a vaga demorou para chegar. Mas o trabalho sério, a luta do dia a dia de treinamentos felizmente mostraram resultados. Com certeza meu desafio é maior, daqui até os Jogos de Tóquio, mas o amor pelo esporte é o que nos move e nos dá forças, independentemente de quaisquer contratempos - disse o brasileiro.

Wu ganhou a medalha de prata na mesma prova dos Jogos Olímpicos do Rio. Seu desempenho foi o melhor de um atleta brasileiro nos Jogos Olímpicos para essa modalidade desde os Jogos da Antuérpia, em 1920. O vice-campeão olímpico agora representará o Brasil no tiro esportivo das Olímpiadas de Tóquio e segue com esperança de outro ótimo resultado.

Wu iniciou sua trajetória no esporte aos 11 anos com o Rifle 7022 da CBC por lazer. Ele começou a se destacar nos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude de 2010, em Singapura, quando conquistou a medalha de prata. No mesmo ano, levou a medalha de ouro ao compor a equipe brasileira nos Jogos Sul-Americanos de Medelín. Também conquistou a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2014, em Santiago. No Pan de Toronto, em 2015, foi medalhista de ouro na categoria pistola de ar de 10 metros.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter