Falha em anulação de gol retira tecnologia do Mundial de handebol

Decisão acontece após árbitro não validar gol da Coreia sobre a França

Coreia do Sul x França
Jogo entre Coreia do Sul e França teve polêmica no uso da tecnologia (Foto: JONATHAN NACKSTRAND/AFP)

Escrito por

A organização do Campeonato Mundial feminino de Handebol, que acontece na Dinamarca, decidiu cancelar o uso da tecnologia no trabalho da arbitragem após uma polêmica na partida entre França e Coreia do Sul, na última segunda-feira, válida pelo Grupo C.

As sul-coreanas foram prejudicadas após um gol legal não ter sido validado quando o placar marcava 6 a 6. Para o árbitro de mesa, a bola não teria ultrapassado a linha depois de tocar a trave.  Porém, o operador do sistema de vídeo não exibiu o lance completo, omitindo as imagens que comprovariam o ocorrido. A falha interferiu no resultado, já que o duelo terminou empatado em 24 a 24.

"Apesar do uso bem-sucedido no 24ª Campeonato Mundial de Handebol Masculino no Catar e durante os primeiros dias de jogos no Campeonato Mundial feminino na Dinamarca, o sistema de prova de vídeo não será usado para o resto do torneio já que a margem de erro não pode ser completamente excluída. Esta decisão será reexaminada no futuro, com o suporte técnico, e ainda é vista como importante, e o sistema será ainda mais refinado para garantir a máxima precisão", disse a Federação Internacional de Handebol (IHF), em comunicado.

Os árbitros, toda a mesa de jogo e demais envolvidos no caso foram afastados e não participam mais do Mundial.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter