F1: FIA volta atrás e ‘devolve’ pódio para Fernando Alonso no GP da Arábia Saudita

Piloto espanhol foi terceiro colocado na pista, perdeu o pódio por conta de uma punição após a corrida, mas comissários reverteram a penalidade 

Fernando Alonso - GP da Arábia Saudita
Fernando Alonso é, de fato, terceiro colocado no GP da Arábia Saudita (Foto: GIUSEPPE CACACE / AFP)

Escrito por

Tira casaco, coloca casaco. Depois de terminar o GP da Arábia Saudita na terceira colocação e levar uma punição de 10 segundos após a cerimônia de premiação e cair para a quarta posição, Fernando Alonso retomou sua posição do fim da corrida e conquistou, de fato, seu 100º pódio na Fórmula 1.

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aceitou a apelação da Aston Martin após a sanção sofrida por Alonso ao final da corrida e devolveu o pódio ao piloto espanhol, que já havia postado em suas redes sociais uma comemoração pelo 100º pódio da carreira, mesmo sem a decisão final da FIA.


Com a decisão, o piloto espanhol volta ao terceiro lugar e George Russell, da Mercedes, retorna ao quarto.

ENTENDA O CASO

O acréscimo de 10 segundos ao tempo final para Fernando Alonso teve como motivo o pagamento incorreto da primeira punição que o piloto recebeu na corrida. Na largada, o espanhol parou seu carro fora do colchete e recebeu 5 segundos de punição.

Segundo os comissários de prova, enquanto Alonso cumpria sua penalidade de cinco segundos em seu pit-stop, uma das ferramentas usadas pelos mecânicos para levantar o carro para a troca de pneus havia feito contato antes que os cinco segundos se esgotassem. Algo semelhante ao que aconteceu com Esteban Ocon durante o GP do Bahrein, há duas semanas. 



News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter