menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

L! Espresso: Com pandemia e baixo apoio popular, patrocinadores têm difícil cenário olímpico

Silêncio quase absoluto. Uma das maiores patrocinadoras decidiu que será esta sua postura durante os Jogos

O objetivo principal agora é atenuar ao máximo os prejuízos financeiros já irreversíveis. Não é a hora de vender o peixe. Nem carros (Foto: AFP)
imagem cameraO objetivo principal dos patrocinadores dos Jogos de Tóquio é atenuar os prejuízos financeiros já irreversíveis
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 19/07/2021
21:07
Atualizado em 20/07/2021
07:10

  • Matéria
  • Mais Notícias

Silêncio quase absoluto. A Toyota decidiu que será esta sua postura durante os Jogos Olímpicos, evento com o qual mantém contrato para ser uma das principais patrocinadoras. A montadora cancelou os vídeos publicitários nas emissoras de TV e não terá seus executivos na cerimônia de abertura, nesta sexta-feira.

O receio é de que uma maior exposição neste momento provoque prejuízos à marca, uma vez que pesquisas recentes mostraram que 80% da população japonesa é contrária à realização dos Jogos. A Toyota, orgulho do país e maior montadora do mundo, deve apenas usar a força de comunicação para enaltecer os resultados dos atletas por ela patrocinados.

Como jogar fora um enorme canhão de marketing durante o maior evento esportivo do mundo? A pandemia é a resposta. O Japão está longe de controlar a doença e mostra falhas no processo de vacinação. Na semana passada, registrou mais de 3 mil casos em um dia, maior número em seis meses.
Esta situação reverteu até a previsão inicial de ter público parcial nos locais de disputa. Em um evento que já está bastante adaptado, cercado de protocolos e com resistência interna, é natural que os maiores patrocinadores sejam bem menos agressivos em suas ações comerciais. O objetivo principal agora é atenuar ao máximo os prejuízos financeiros já irreversíveis. Não é a hora de vender o peixe. Nem carros.

O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.

continua após a publicidade
  • Matéria
  • Mais Notícias