Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Eslovenos dão show na etapa 15 do Tour de France. Colombiano Bernal …

Tadej Pogacar vence e ratifica a posição de vice-líder do Tour de France. Primoz Roglic, o líder, chega em segundo.  Eles colocam oito minutos de frente para o campeão de 2019

Tadej Pogacar  (branco) acelera nos últimos 1200m e vence o compatriota Primoz Roglic na etapa 15 do Tour (AFP)
Escrito por

Os eslovenos estão deitando e rolando na edição 2020 da Volta da França. Neste domingo, a a etapa 15 da maior competição do ciclismo mundial, duríssimos 190km entre Lyon e o monte Grande Colombier, foi em sprint entre os candidatos à camisa amarela. Tadej Pogacar (Emirates), arrancando nos 100m final, chegou em primeiro, com o seu compatriota e atual líder da camisa amarela Primoz Roglic (Jumbo) em segundo. Os dois terminaram com o mesmo tempo, 4h34m13s. Em terceiro ficou Richie Porte, australiano da Trek, 5s atrás.

A etapa foi terrível para o campeão de 2019, o colombiano Egan Bernal. O capitão da fortíssima equipe Ineos morreu na ultima subida e chegou a 7m20s dos líderes. Com isso, caiu do terceiro para o décimo-terceiro lugar geral na classificação, 8m25s de diferença para Roglic e pode ser considerado carta fora do baralho na briga pelo título.

Outro colombiano que se deu muito mal foi Nairo Quintana. Ele chegou 5m08s, atrás do líder e caiu de quinto para nono, a 3m50s de Roglic. Restando seis etapas, cinco delas de montanha, sua chance de ser campeão da única grande volta que não tem na vitoriosa carreira (que faz dele o maior esportista na história de seu país) é quase improvável. Assim, dos quatro da Colombia que ocupavam do terceiro aos sextos lugares antes da etapa deste domingo, seguem bem posicionados Rigoberto Uran (RF),agora em terceiro geral (-1m34s do lider), e Angel López (Astana) em quarto (-1m45s).


A etapa

A prova foi bem dura e com a Jumbo sempre puxando o pelotão principal. E a definição ocorreu, como esperado, na terceira e última subida do monte Grand Colombier, os 20km finais em subida. O pelotão, puxado por cinco ciclistas da Jumbo (entre eles o lider Roglic, com Dumoulin e Aert de gregários) foi dinamitando a diferença para um ciclista que liderou a fuga(o francês Pierre Rolland, da Vital). Restando 13km, o pelotão assumiu a liderança, com a Jumbo sempre puxando o ritmo. A estratégia era clara: seguir fortemente, pois o grande rival de Roglic na busca do título, Egan Bernal (colombiano da Ineos) não conseguia se impor e, a partir dos últimos 12km, começou a ficar muito para trás do pelotão, terminando com sofríveis sete minutos do grupo principal. Com isso, Bernal já se posiciona fora da disputa do título, o que e frustrante para a Ineos. Esta equipe, que se chava Sky até 2018 é a campeã da camisa amarela em sete dos últimos oito tours (vale destacar que a Ineos é a antiga equipe Sky).

Top10 da classificação geral (camisa amarela)

1 - Primoz Roglic - Eslovênia/Equipe Jumbo Visma - 65h07m47s
2 - Tadej Pogacar - Eslovênia/Emirates (+ 40s do líder)
3 - Rigoberto Uran - Colômbia/EF (+ 1m34s)
4 - Miguel Angel López - Colômbia/Astana (+ 1m45s)
5 - Adam Yates - Grã Bretanha/Mitchelton (+ 2m03s)
6 - Richie Porte - Austrália/Trek (+ 2m13s)
7 - Mikel Landa - Espanha/Bahrain (+ 2m16s)
8 - Enric Mas - Espanha/Movistar (+ 3m15s)
9 - Nairo Quintana - Colômbia/Arkea (+5m08s)
10 - Tom Dumoulin - Holanda/Jumbo Visma (+ 5m12s)
.
.
(15 - Egan Bernal - Colômbia/ Ineos + 59s do líder)



Camisa verde

Os velocistas tiveram dois sprints intermediários para a soma de pontos. Porém, chegaram todos muito atrás (de 37 a 38 minutos dos lideres), fechando o pelotão e preocupados apenas em não serem desclassificados por tempo (os últimos tem tempo limite para chegar em relação ao líder). Sam Bennet, britânico Quick Step, se mantém à frente de Peter Sagan, eslovaco da Bora: 269 a 224. Vale lembrar que Bennet busca seu primeito caneco de melhor velocista de um grans tour enquanto Sagan de Sagan foi vencedor em sete das últimas oito edições do Tour e a que perdeu ele era líder e foi desclassificado por uma manobra irregular.

Classificação da camisa verde

1 - Sam Bennet - Irlanda/Quick Step - 262 pontos
2 - Peter Sagan - Eslováquia/Bora - 224
3 - Matteo Trentin - Itália/CCC - 189
3 - Bryan Coquard - Francês/Vital - 166
4 - Caleb Ewan - Austrália/Lotto - 158

Bardet tá fora

A prova não contou com o francês Romain Bardet na largada. O francês que estava em quarto lugar na classificação geral até o meio da semana passada, teve uma queda numa confusão generalizada no meio da etapa de sábado, fez exames e foi constatado que ele sofreu uma concussão que o tirou da competição.

Etapa 16

Esta segunda-feira é dia da segunda e última folga. Assim, o Tour de France terá a sua etapa 16 nesta terça-feira, de montanha média entre La Tour du Pin e Villard de Lans (164km), Na teoria, é uma prova boa para vitória de um ciclista da fuga, mas os favoritos da classificação geral não podem ser descartados. Assim, o leque de favoritos é grande e o interessante é saber se algum favoritos conseguirá escapar do pelotão e diminuir a diferença para Roglic.