COI planeja novas regras para a escolha de sedes dos Jogos Olímpicos

Postura vem após uma série de retiradas de candidaturas recentes para receber os eventos

Thomas Bach
O presidente do COI, Thomas Bach, apoia as mudanças (Foto: AFP)

Escrito por

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quarta-feira, em reunião do seu Comitê Executivo, em Lausanne (SUI), a intenção de estabelecer novas regras para a eleição das sedes dos próximos Jogos Olímpicos. A atitude acontece após uma série de retiradas de candidaturas recentes para receber os eventos, tanto de Verão quanto de Inverno.

– Não podemos seguir sofrendo estes danos, como vem acontecendo – disse o australiano John Coates, que é um dos vice-presidentes do COI.

Dentre as mudanças, estão o fim da obrigatoriedade do período de sete anos para que a escolha seja feita, a possibilidade de um referendo antes de as cidades poderem ser consideradas candidatas, para evitar abandonos de última hora, e a realização dos Jogos em mais de uma cidade ou até mais de um país ao mesmo tempo. Na segunda-feira, o COI elegeu uma candidatura conjunta com Milão e Cortina d’Ampezzo (ITA) para receber os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026.

Outra ideia da entidade é convidar de forma direta cidades com potencial de receber os Jogos, com chances até de não haver uma eleição, como acontece tradicionalmente.

Além disso, serão criadas comissões separadas para os Jogos de Verão e de Inverno, para substituir a atual Comissão de Avaliação do COI. A previsão é que as novidades passem a valer a partir de 2030.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter