Um fato curioso aconteceu no futebol inglês nesta semana. A vitória de 3 a 2 do Wrexham sobre o Notts County, pela quinta divisão, repercutiu mais nas redes sociais do que o clássico entre Arsenal e Liverpool, disputado no dia anterior. Um dos motivos é a crescente popularidade do time galês que pertence aos atores Ryan Reynolds e Rob McElhenney.

De acordo com dados do DataPowa, o duelo entre Wrexham e Notts County acumulou 61.923 menções no Twitter durante 18 horas após o apito inicial. No mesmo período de tempo, o jogo entre Arsenal e Livepool, decisivo pela liderança da Premier League, teve 61.795 menções.

A superioridade é ainda maior ao comparar as publicações do resultado final na conta oficial de cada clube. Por volta das 9h do dia seguinte, o post do Wrexham contava com 10,5 milhões de visualizações, mais que o dobro dos números gerados pelos tweets do Liverpool (1,8 milhão) e do Arsenal (2,9 milhões) somados.

Além de pertencer a atores de Hollywood, o Wrexham é patrocinado por grandes empresas e tem um documentário sobre seu dia a dia em plataformas de streaming. O sucesso da série aumentou o interesse global em torno do time que busca o acesso à quarta divisão inglesa.

Outros fatores explicam a explosão de interesse em uma partida da quinta divisão inglesa. Empatados em pontos antes do início da partida, Wrexham e Notts County fizeram confronto direto pela liderança da competição. O duelo contou, inclusive, com cobertura ao vivo da BT Sport, no Reino Unido, algo pouco usual para partidas desta divisão.

A história da partida também colaborou para o sucesso de engajamento nas redes sociais. Cinco gols, virada no placar e um ápice vivido nos acréscimos do segundo tempo, quando o goleiro Ben Foster, de 40 anos, pegou um pênalti e garantiu os três pontos do Wrexham.