lance biz logo

Lance! Biz

twitter logo
twitter logo
twitter logo
twitter logo

Liga Forte Futebol aprova proposta inicial de fundo de investimentos dos Estados Unidos

Bloco teve Assembleia Geral em Laranjeiras e espera concluir tratativas em 90 dias

LFF - Liga Forte Futebol

Dirigentes dos 26 membros da Liga Forte Futebol (Foto: Divulgação/LFF)

Lance! - 21/12/2022 - 15:33

Lance! - 21/12/2022 - 15:33

A Liga Forte Futebol (LFF) aprovou, por unanimidade, a proposta de um fundo de investimentos dos Estados Unidos, apresentada pela XP Investimentos. A votação aconteceu em Assembleia Geral Extraordinária, com a presença de todos os clubes filiados no salão nobre das Laranjeiras, sede do Fluminense.

O nome do fundo de investimentos é mantido em sigilo, mas a oferta aprovada rivaliza com os US$ 900 milhões oferecidos por um percentual entre 10% e 20% da Liga do Futebol Brasileiro (Libra) pelo Mubadala Capital, dos Emirados Árabes.

Os dirigentes assinaram uma autorização para que as três empresas que assessoram a LFF sigam com o processo de negociação com o fundo americano. A expectativa da LFF é de conclusão de toda a negociação de investimento em até 90 dias. Esta assinatura, no entanto, não impede que outros investidores entrem na disputa.

- A proposta aprovada é válida para os clubes da LFF de forma independente e também para uma eventual liga única de 40 clubes, caso ocorra uma unificação. A expectativa da LFF é de conclusão de toda a negociação de investimento em até 90 dias. A LFF reafirma sua crença de que a distribuição equilibrada das receitas é o ponto de partida para criarmos uma liga forte no Brasil - disse a Liga Forte Futebol, em comunicado.

ABC de Natal é o novo membro da LFF

Na reunião desta quarta-feira, foi formalizado e ratificado a entrada do ABC Futebol Clube no grupo da Liga Forte Futebol, que agora conta com 26 membros. Nos bastidores, havia a expectativa que o clube potiguar iria aderir à Libra, outro bloco de clubes que negocia com fundo de investimentos para o futebol brasileiro.

Fazem parte da LFF os seguintes clubes: ABC, Athletico PR, Atlético MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sport, Vila Nova e Tombense.

Liga Forte Futebol Brasil

Dirigentes da Liga Forte Futebol (Foto: Divulgação)

O que dizem os dirigentes da Liga Forte Futebol?

- Acredito que esse modelo consolida o trabalho que vínhamos conversando há meses, além de ser o mais igualitário. Estamos falando de uma proposta que não é amarrada, mas que desde já garante receitas para os clubes envolvidos, de forma igualitária e com perspectivas de investimento. Hoje demos um passo importante para a criação da Liga, que foi a assinatura de 26 agremiações, mas continuaremos com o objetivo de que todas as 40 também assinem. É um movimento que tem de tudo para se assemelhar com o que já acontece em outras grandes ligas do mundo, como Premier League e La Liga - afirmou o presidente Marcelo Paz, do Fortaleza.

- Estamos falando de um dia histórico para os 26 clubes que participaram deste movimento, pois chegamos a um consenso sobre uma proposta que vai trazer condições equilibradas para todos, com recursos e prazos específicos. As propostas apresentadas foram concretas e tiveram um norte, com a possibilidade de ampliar recursos para as equipes das séries A e B, e também alguma receita para os times da Série C. É o momento também de iniciarmos um processo de novas conversas, a fim de ampliar este movimento para todos os 40 clubes - disse Alessandro Barcellos, presidente do Internacional.

- Diria que estamos vivendo um momento histórico, um marco em busca de termos um futebol mais forte, com uma divisão de receitas criteriosa, mais justa. É de total interesse dos investidores uma liga onde haja muito mais equilíbrio e tivemos reforçada essa percepção hoje. O nosso futebol não pode seguir com uma disparidade tão grande nas arrecadações entre times do mesmo torneio e da mesma divisão. Esperamos em muito pouco tempo colocar em prática todas as discussões e avanços que temos tido ao longo dos últimos encontros - explicou Yuri Romão, presidente do Sport.

Compartilhetwitter logofacebook logowhatsapp logo
share logo

Relacionados