Surfista brasileiro João Chianca sofre acidente no Havaí

Atleta de 23 anos foi resgatado das águas da praia de Pipeline e foi levado ao hospital, onde permanece em condição estável, segundo seu irmão Lucas Chumbo.

Joao-Chianca-WSL-scaled-aspect-ratio-512-320
Brasileiro ficou na quarta colocação no Mundial de Surfe e garantiu vaga em Paris 2024 (Foto: Pat Nolan/World Surf League)

Escrito por

João Chianca, conhecido como Chumbinho, sofreu um acidente na praia de Pipeline, no Havaí, no domingo (3). Segundo o seu irmão, o surfista Lucas Chumbo, que estava no local do acidente, comunicou que ele estava “bem, estável e consciente”. Conforme o relato de testemunhas, o brasileiro perdeu brevemente a consciência no mar ao sofrer uma queda.

Sobre o ocorrido com Chumbinho, a Liga Mundial de Surfe (WSL), emitiu um comunicado agradecendo a North Shore Lifeguards Association, organização de salva-vidas local, e toda a comunidade de North Shore pela reposta imediata e eficaz para garantir a segurança de Chianca.

➡️Prêmio Brasil Olímpico: o que os candidatos a Atleta do Ano fizeram em 2023?

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

joao chumbinho chianca
João Chianca, o “Chumbinho”, foi campeão da etapa de Peniche, em Portugal (Foto: WSL/Divulgação)

➡️Com nota histórica, Rayssa Leal é campeã da SLS Super Crown

— Após uma lesão sofrida durante um free surfe em Pipeline neste domingo, João Chianca, o Chumbinho, foi socorrido e está recebendo cuidados no Hospital em Honolulu. Estamos em contato com a sua família que agradece o carinho e apoio de todos. Estamos gratos à North Shore Lifeguards Association e a toda comunidade do North Shore pela sua resposta imediata e eficaz para garantir a segurança do João — disse a nota.

➡️ COB divulga lista de candidatos a Melhor Atleta de 2023

A temporada de 2023 foi a melhor para Chumbinho, com o título na etapa de Portugal e outros eventos na Liga que o levaram a chegar ao top 5 no circuito mundial, em setembro. O surfista, que é filho do ex-surfista Gustavo Chumbão e irmão mais novo de Lucas Chumbo, especialista em ondas gigantes, terminou na quarta colocação na WSL de 2023, posição que fez com que ele obtivesse uma vaga em Paris 2024

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter