menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Visão do ano: Futebol paulista volta a comemorar após péssimo 2014

Depois de temporada apagada, equipes paulistas retomam o caminho dos títulos e garantem três vagas na Libertadores. Por outro lado, Cariocas decepcionam em 2015

Corinthians e Palmeiras (foto:Ari Ferreira/LANCE!Press)
imagem cameraCorinthians e Palmeiras foram os campeões nacionais em 2015 (foto:Ari Ferreira/LANCE!Press)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 27/12/2015
17:26

  • Matéria
  • Mais Notícias

O futebol paulista viveu o seu pior ano na era profissional em 2014. Pela primeira vez na história passou uma temporada inteira sem que ao menos um entre Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo tenham levantado um troféu. Mas isso mudou em 2015.

O Corinthians sobrou durante o Campeonato Brasileiro e tornou-se o melhor campeão dos pontos corridos desde que a competição passou a ser disputada com 20 clubes, em 2006. Mesmo com a eliminação precoce nas oitavas da Libertadores para o modesto Guaraní (PAR), Tite repetiu o filme de quatro anos atrás, quando também foi campeão após superar uma eliminação assim.

Outro campeão nacional, o Palmeiras festejou um título no ano da reconstrução. A merecida conquista da Copa do Brasil devolveu o clube à Libertadores e deixou o Santos fora do torneio. Campeão paulista, o Peixe termina a temporada frustrado, mas com um cenário bem melhor do que se esperava em janeiro.


O São Paulo é outro que acaba o ano com coisas a comemorar. Após muito problema na política, troca de presidente, três mudanças de técnicos e adeus a Ceni, o Tricolor conseguiu beliscar uma vaga no torneio continental com os rivais.

Se de um lado da Dutra os clubes festejam, do outro a situação é bem diferente. O Vasco terminou o primeiro semestre respeitado pelo título carioca, mas depois o pesadelo voltou à Colina e o terceiro rebaixamento acabou inevitável mesmo com toda a reação no segundo turno do Brasileirão. A reação vascaína se contrapõe à desilusão tricolor. O Fluminense foi o pior do returno e só permaneceu na elite graças ao bom desempenho do primeiro turno, quando ficou em quarto lugar.

O Flamengo foi outro que voltou a investir após a austeridade financeira imposta por Bandeira de Mello, mas não conseguiu colher frutos. A esperança passa por Muricy.

Quem conseguiu comemorar alguma coisa foi o Botafogo. Cumpriu a obrigação e voltou à Primeira Divisão. Agora, só não pode se espelhar no rival Vasco.

  • Matéria
  • Mais Notícias