Com aval dos clubes, Ferj muda estatuto e acaba com limite de mandatos
Atualmente no sexto mandato, Rubens Lopes poderá concorrer quantas vezes quiser

Os clubes de futebol do Rio de Janeiro aprovaram por unanimidade uma alteração no estatuto da Federação de Futebol do Estado Rio (Ferj) que extingue um dispositivo que previa limitação de mandatos ao presidente. Assim, Rubens Lopes, que preside a entidade desde 2007 e está em seu sexto mandato, poderá concorrer mais quantas vezes desejar.
➡️Dunga: 'Brasil foi estudar a Europa naquilo que não precisava estudar'
O estatuto anterior previa limite de até dois mandatos para a presidência da Ferj, como orientava há mais de uma década a Lei Pelé. Publicada no ano passado, a Lei Geral do Esporte manteve essa limitação. Na Ferj, a regra passou a valer quando Rubens Lopes já estava em seu quarto mandato, e pela regra ele não poderia concorrer no próximo pleito, previsto para acontecer em 2026.
Nesta quinta-feira, contudo, os clubes aprovaram a mudança e Rubens Lopes tem caminho aberto para seguir na presidência, caso volte a concorrer na próxima eleição.
Mudança na regra eleitoral da Ferj repete CBF
A mudança no estatuto da Ferj já era esperada, e pode acontecer também em outros estados. Isso porque, no início de novembro, presidentes das 27 federações estaduais aprovaram mudança no estatuto da CBF que ampliou para três o número de mandatos do presidente da entidade. Como contrapartida, a confederação brasileira passou a permitir que cada federação decida as regras sobre reeleição em seus estados.
Rubens Lopes é um dos oito vice-presidentes da CBF e, em caso de vacância da presidência, é o primeiro na linha de sucessão. Na semana passada, após encontro entre dirigentes de federações no Rio, ele fez defesa enfática do mandato de Ednaldo Rodrigues. A reunião, que durou mais de quatro horas, serviu como demonstração pública de união entre Ednaldo e os demais presidentes de federação, em meio ao desejo de Ronaldo Fenômeno em concorrer à presidência da entidade.
— Foi uma reunião muito tranquila, os temas foram importantes, cada um emitiu sua opinião sobre respectivo assunto. O presidente Ednaldo está de parabéns. Houve uma unanimidade de apoio ao presidente. Isso é muito importante, e que todos saibam disso, para que acabe qualquer tipo de especulação — declarou Lopes na ocasião.

Tudo sobre

Cruzeiro
Patrocinador máster do Cruzeiro se posiciona sobre MP das bets
Há 45 minutos
Botafogo
Diretor do Botafogo fala da redução de estrangeiros e destaca importância da base
Há 1 hora
Corinthians
Hugo Souza é anunciado como embaixador de plataforma de pôquer
Há 1 hora
Santos
Santista declarada, Magali ganha coleção oficial do Santos; confira
Há 1 hora
São Paulo
Médico responsável dá prazo para dupla do São Paulo voltar
Há 2 horas
São Paulo
São Paulo evita transfer ban após acordo por jovem da base
Há 2 horasMais LANCE!

Atlético se reapresenta nesta quinta-feira (24) após dias de folga na Data-Fifa

NFL consegue máquina a tempo e inicia troca de gramado do Maracanã

Textor ataca Justiça do Rio após derrota: 'Tirania'

CBF define arbitragem de São Paulo e Santos no Brasileirão

Neto crava saída de Abel Ferreira do Palmeiras para Vasco

Santos se reapresenta nesta quinta-feira após período de folga na Data Fifa

Santos cresce no returno e mira vaga na Libertadores após eliminação nas Copas

Ancelotti defende diminuição de jogadores estrangeiros no Brasileirão

Atlético encara maratona após Data-Fifa: confira a agenda

Lucas Evangelista engata maior sequência como titular e se consolida no Palmeiras

Justiça toma decisão sobre SAF do Botafogo e aplica multa milionária a Textor

Flamengo e Jardim são multados pela Conmebol; entenda

Flamengo e Palmeiras participarão da Messi Cup 2026; confira

