IFAB altera regras do pênalti após caso Alvarez; mudança pode surgir no Mundial de Clubes
Lance polêmico em Real Madrid x Atlético motiva atualização oficial

O International Football Association Board (IFAB) anunciou uma mudança importante na Regra 14, que trata da cobrança de pênalti, após a polêmica envolvendo Julián Alvarez na disputa entre Real Madrid e Atlético de Madrid pela Champions League. O lance, ocorrido em uma disputa por pênaltis, envolveu um duplo toque acidental do atacante argentino, algo que até então não estava claramente previsto nas regras do jogo.
Entenda a mudança na regra
Segundo a circular nº 31 publicada pela entidade, a partir de julho de 2025 — ou até antes, em competições como o Mundial de Clubes — a regra será mais específica em relação a esse tipo de situação. Se um jogador, ao escorregar ou de forma acidental, tocar a bola com ambos os pés ao mesmo tempo ou com o pé de apoio imediatamente após a batida, e o lance resultar em gol, a cobrança deverá ser repetida.
🔥Bombando no Lance!:
➡️Neto questiona Ancelotti antes de estreia pela Seleção Brasileira: 'Vergonha'
➡️Jogador ausente em lista de Ancelotti debocha de convocação da Seleção
➡️Ancelotti 'se apaixona' por jogador do Brasileirão na Seleção
O caso de Julián Alvarez se enquadra exatamente nesse cenário. O IFAB explicou que, por não haver previsão explícita, os árbitros vinham penalizando automaticamente o batedor por "tocar a bola duas vezes", o que resultava em tiro livre indireto ou, no caso das disputas de pênaltis, no registro do chute como desperdiçado. No entanto, a entidade reconhece que isso pode ser injusto com os goleiros, que são prejudicados pela mudança inesperada na trajetória da bola, mesmo quando o toque extra não é intencional.
Essa parte da Regra 14 foi pensada para toques deliberados, como quando o jogador chuta e a bola volta da trave e ele toca novamente antes de outro jogador. Mas a situação de um escorregão é completamente diferente e exige outro tipo de interpretação - destacou a circular.
➡️Mundial de Clubes: bola terá tecnologia 'anti-Julián Alvarez'
Como fica a regra a partir de julho de 2025:
- Se houver duplo toque acidental e o gol for marcado: a cobrança será repetida.
- Se houver duplo toque acidental e o gol não for marcado: o lance será registrado como erro, e o time adversário terá a posse de bola com tiro livre indireto (exceto em disputa de pênaltis, onde não há tiro livre).
- Se o toque for deliberado (com intenção clara): sempre será considerado infração, com tiro livre indireto ou o pênalti computado como perdido.

📲 Acompanhe tudo de Futebol Internacional no Lance!. Notícias, informações e resultados em um só lugar.

Cruzeiro
Entenda cenário de negociação do Cruzeiro por Brian Rodríguez
Há 1 hora
Cruzeiro
Clube russo faz sondagem por Arroyo, do Cruzeiro
Há 2 horas
Futebol Internacional
John Textor contesta mudança societária em clube da Bélgica
Há 5 horas
Futebol Internacional
20 anos de Rayan: o que mudou em um ano para o prodígio brasileiro
Há 5 horas
Futebol Internacional
Chris Ramos elogia Oviedo após empréstimo pelo Botafogo
Há 5 horas
Fora de Campo
Uniforme de clube da Premier League chama atenção: 'Mais Flamengo'
Há 6 horasMais LANCE!

Herói da Copa do Mundo não descarta saída do Barcelona

Jovem Pan fecha acordo para transmitir campeonato europeu

Chelsea oficializa contratação de Jordan Henderson por duas temporadas

Vini Jr impressiona com golaço em treino do Real Madrid

Terremoto atinge o Egito, e jogador faz reflexão nas redes sociais

Diretor do RB Leipzig nega acordo com Real Madrid por Diomande

Manchester City se acerta com substituto de Rodri na janela

Espanhóis repercutem novela entre Almada, River Plate e Flamengo: 'Mistério'

Newcastle rejeita oferta do Arsenal por Bruno Guimarães

AO VIVO: Acompanhe a segunda-feira (03) do mercado da bola internacional

Jornais espanhóis avaliam atuação de Endrick após retorno ao Real Madrid

Endrick é elogiado por Mourinho em meio a rumores de saída

Por que o Real Madrid ainda não anunciou Diomande? Entenda o impasse



