Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Zico se emociona e faz vídeo de despedida para o amigo Roberto Dinamite

Maior ídolo da história do Flamengo, rival direto do Vasco, direcionou inúmeras palavras de carinho ao astro Cruz-Maltino e lamentou sua morte

Carques tiveram uma amizade de mais de meio século (Foto: Reprodução/ Instagram)
Escrito por

Zico deixou uma mensagem de carinho para o grande amigo Roberto Dinamite, ídolo do Vasco, que faleceu neste domingo, aos 68 anos. O Galinho direcionou palavras de carinho ao ex-atacante e falou sobre a longa e duradoura amizade que ambos construíram através do futebol, superando a rivalidade dos clubes que vestiam a camisa.

- É mais um dia muito triste para o nosso futebol e a vida cada vez mais prova que não precisa estarmos trabalhando juntos, ter jogado juntos, para perder um dos grandes amigos. O "Bob" Dinamite foi um dos grandes amigos que fiz no futebol, foram muitos anos. Nós com 17/18 anos começamos juntos no futebol, ele pelo Vasco, eu pelo Flamengo. Tivemos muitos momentos de vitórias e derrotas, mas a amizade sempre foi pautada pelo respeito e carinho - iniciou Zico, que continuou.

+ Veja clubes e personalidades que lamentaram a morte de Roberto Dinamite

- Foram praticamente 50 anos de amizades, grandes momentos vividos. E terminamos agora com a ida dele para o céu. Se tivesse que relembrar grandes momentos: Seleção Brasileira, onde nunca fomos derrotados jogando juntos, Campeonatos Cariocas, Brasileiros, Jogos das Estrelas que ele participou dos primeiros. Enfim, uma amizade sincera. Tive a oportunidade de voltar do Japão para jogar a partida de despedida dele no Maracanã, que muito me honra poder ter usado a camisa do Vasco - disse.

+ Relembre o dia em que Zico e Júnior, ídolos do Flamengo, vestiram a camisa do Vasco por Dinamite

Na sequência, Zico continua falando sobre a relação entre os ídolos de Flamengo e Vasco, o período difícil em que Dinamite enfrentou o câncer e lamentou a sua morte. 

- Tive a oportunidade de conviver muitos anos com ele. Lógico que, quando fomos para a Seleção Brasileira essa amizade se estreitou. Quando paramos de jogar essa amizade foi ficando mais forte com as nossas famílias. É uma perda muito grande, é um dia muito triste, mesmo sabendo dos problemas que ele tinha, sempre torcemos e rezamos por sua recuperação. Que ele descanse, em paz. Que Deus o tenha - completou. 

+ Avenida de acesso ao estádio de São Januário muda de nome em homenagem a Roberto Dinamite

Em 1993, Zico e Júnior, ídolos do Flamengo, vestiram a camisa do Vasco da Gama em jogo diante do Deportivo La Coruña, que marcou a despedida de Dinamite do futebol profissional. Cerca de 30 mil torcedores foram ao Maracanã para prestigiar o ídolo do Gigante da Colina.

Zico no jogo festivo que marcou a despedida de Dinamite (Foto: Reprodução de internet)<br>

LUTO NO FUTEBOL

O nome que se tornou sinônimo de gol e consagrou-se como maior ídolo da história do Vasco deu seu último adeus. Roberto Dinamite travava uma batalha contra um câncer no intestino desde o fim do ano de 2021 e estava internado desde sábado no Hospital da Unimed, na Barra da Tijuca. Além de ter marcado época como o maior artilheiro do Vasco, ele teve dois mandatos como presidente, entre os anos de 2008 e 2014.