Mesmo com MP, desgaste com Globo faz Turner repensar exibição do Brasileiro, diz site

Dirigentes da emissora, nos bastidores, observam situação com pessimismo

Troféu do Campeonato Brasileiro
Alvo da cobiça dos clubes da Série A, Brasileirão virou disputa judicial por transmissões (Foto: Divulgação/CBF)

Escrito por

Os dirigentes da "Turner" começam a observar com pessimismo o panorama das transmissões dos jogos do Brasileirão, de acordo com o  "Uol". Mesmo com a MP 984 - que transfere os direitos de imagem das partidas aos clubes mandantes -, a vitória judicial da "Globo" e a ausência de um nome político forte que assuma a causa da MP no Congresso Nacional são dois fatores que auxiliam numa possível desistência da "Turner" à longo prazo.

Ainda segundo as informações do portal, a empresa dona dos canais "Esporte Interativo" acredita que dificilmente impedirá a decisão favorável à "Globo" na Justiça, onde já passou por desembargador na Segunda Instância. Sendo assim, caso a "Turner" sonhe em exibir partidas de futebol de clubes com quem não tem contrato, terá que desembolsar uma bagatela de R$ 2 milhões.

Ou seja, até 2024 - tempo de extensão contratual da maioria dos clubes com a "Globo" -, caso algum confronto do Brasileirão seja exibido na "TNT" ou "Space", a ilegalidade será punida com a multa. Vale lembrar que a "Globo", na petição judicial, alegou inclusive a proximidade da empresa com a Sky, segunda maior operadora de televisão no país. 

Além disso, a MP tem duração até outubro e pode deixar de ser avaliada no Congresso. Com isso, a "Turner" estaria começando a trabalhar por novos caminhos. Segundo o "Uol", no acordo feito com os clubes, a emissora pode deixar os direitos de transmissão em 2022.

APOIO DOS CLUBES

Nos últimos meses, clubes parceiros da "Turner" chegaram a se encontrar com o presidente da República, Jair Bolsonaro, para garantir seus direitos de transmissão como mandantes de jogos. Alguns clubes vêm se manifestando pelas redes sociais e com faixas no estádio pela MP 984.

Vale lembrar que a emissora tem contrato de exclusividade em todas as plataformas com os seguintes clubes da Série A: Atlético-GO, Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, São Paulo, Sport e Vasco.

Sete equipes assinaram com o "Grupo Globo" para TV aberta e pay-per-view e acordaram com a "Turner" para TV fechada, como anunciado pela emissora. São estas Bahia, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Inter, Palmeiras e Santos. O Athletico-PR tem acordo com a Globo apenas para TV aberta e com a "Turner" para TV fechada. O Bragantino foi o único clube que não assinou qualquer contrato de transmissão.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter