Lance!
• Publicada em 22/05/2023 - 18:59 • RIo de Janeiro (RJ)
• Atualizada em 23/05/2023 - 08:49
Lance!
• Publicada em 22/05/2023 - 18:59 • RIo de Janeiro (RJ)
• Atualizada em 23/05/2023 - 08:49
As atitudes racistas de torcedores do Valencia contra o atacante Vini Jr repercutiram em todo o mundo, com atos de repúdio quase unânimes aos fatos ocorridos no Estádio Mestalla. No entanto, há quem culpe o atleta pela violência, e o jornalista Pedro Morata, da espanhola Gol TV, disparou críticas ao jogador do Real Madrid.
Segundo ele, os casos de racismo não existiam no Campeonato Espanhol até a chegada do brasileiro. O jornalista ainda afirmou que o comportamento de Vini Jr em campo incita os ataques, culpabilizando o atacante pelo preconceito sofrido.
- Primeiro: antes de Vinícius, não havia esses casos de racismo na Liga Espanhola. Digo em relação à magnitude que isso está tomando agora. Segundo: para mim, é sobre Vinícius e seu comportamento.
Na opinião de Morata, os atos dos torcedores espanhóis são uma reflexão do comportamento de Vinícius em campo. Segundo o jornalista, é o brasileiro quem precisa dar um exemplo àqueles que lhe atacaram das tribunas.
- Terceiro, nunca se pode dizer nada a Vinícius. O melhor é que ele dê o exemplo, e então, será reconhecido em todo o mundo. Ele precisa dar o exemplo e ter um comportamento impecável.
Morata cobrou punição aos envolvidos nos casos de racismo, mas apenas depois que Vinícius apresentar um "comportamento impecável". Em seu depoimento, o jornalista coloca em cheque a credibilidade do brasileiro.
- A partir daí, quando não houver dúvidas sobre ele, se uma torcida no Mestalla ou no Benito Villamarín gritar um insulto racista, é preciso encerrá-la. Se puderem ser identificados, precisam ser retirados, processados e, se puderem, postos na cadeia.
Por fim, Morata concordou que La Liga tenha um problema, mas apontou Vinícius — e não os ataques racistas — como preocupação principal, novamente ressaltando o comportamento do brasileiro em campo.
- Porém, concordo com Ancelotti. La Liga, Real Madrid, o próprio Vinícius, a Polícia Nacional e as seguranças dos estádios terão um problema caso Vinícius continue assim.