Especialista em política, Guga Chacra ironiza sanções contra o Chelsea e cita ‘ditaduras’ donas de PSG e City

Segundo jornalista, as sanções contra o russo, que estão sendo feitas por causa da guerra, fizeram o mundo 'descobrir' que Abramovich era um 'oligarca'

Roman Abramovich - Chelsea
Abramovich teve bens bloqueados e chegou a colocar o Chelsea à venda (Foto: BEN STANSALL / AFP)

Escrito por

Desde o início da guerra na Ucrânia, provocada pelo governo sob o comando de Vladimir Putin, a Rússia vem sofrendo sanções financeiras de boa parte do mundo ocidental, e não somente o governo, como também os multibilionários russos como o dono do Chelsea Roman Abramovich que teve seus bens bloqueados na Inglaterra. O especialista em política Guga Chacra, da Globo News, ironizou a situação pelas redes sociais.

Segundo Guga, as sanções contra o russo, que estão sendo feitas por causa da guerra, fizeram o mundo 'descobrir' que Abramovich era um 'oligarca', expressão utilizada para denominar um pequeno grupo de magnatas da Rússia que adquiriram riqueza, influência política e controle dos meios de comunicações após o colapso da União Soviética.

Guga ainda citou times de grande poder financeiro na Europa que seriam, segundo ele, comandados por ditaduras ou governos totalitários como o Qatar, no caso do PSG, ou da Arábia Saudita, como o Manchester City e mais recentemente o Newcastle.

- Descobriram ontem que um oligarca era dono do Chelsea? E quando vão descobrir que a ditadura do Qatar é dona do PSG, a dos Emirados é dona do Manchester City e a da Arábia Saudita é dona do Newcastle? - postou.

Os donos e suas ligações com os governos totalitários
Nasser Al-Khelaïfi, dono do PSG, é um empresário do Qatar com fortuna estimada em 156 bilhões de dólares. O patrão de craques como Messi, Neymar e Mbappé, é uma pessoa próxima ao Emir, o xeique Tamim bin Hamad al-Thani, chefe do fundo de riqueza soberana Autoridade de Investimento do Catar.

Nasser Al-Khelaïfi, dono do PSG
Patrão de Neymar é próximo do Emir do Qatar (Foto: THOMAS SAMSON / AFP)

O dono do Manchester City é o sheik Mansour bin Zayed, dos Emirados Árabes Unidos. Ele é membro da família real de Abu Dhabi e meio-irmão do atual presidente dos Emirados Árabes, Khalifa bin Zayed Al Nahyan.

Pep Guardiola, Sheik Mansour bin Zayed (dono do Manchester City) e Khaldoon Al Mubarak (presidente do Manchester City)
No centro, sheik dono do City conversa com Guardiola (Foto: Divulgação / Manchester City)

O novo dono do Newcastle é Mohammad bin Salman, príncipe herdeiro da Arábia Saudita, primeiro vice-primeiro ministro e o atual ministro da defesa do país. Ele comanda o país no lugar do pai, o rei, que está afastado do poder por problemas de saúde. Um relatório dos Estados Unidos aponta que o príncipe seria o mandante do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, principal opositor do governo, em 2018.

Mohammad Bin Salman
Mohammad bin Salman já foi acusado de transgressões aos direitos humanos (AFP)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter