menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Flu vê chance de ouro contra Cruzeiro para brigar por vaga na Libertadores

Tricolor pode passar o adversário mineiro na tabela e assumir a sétima colocação do Campeonato Brasileiro. Contra time misto, equipe usa retrospecto positivo como motivação

Mesmo com um a mais desde os 15 minutos do primeiro tempo, o Cruzeiro foi derrotado pelo Fluminense por 1 a 0, neste domingo, no Maracanã, pela segunda rodada do Brasileirão. Apesar do revés, o zagueiro Dedé e o atacante David foram bem avaliados. Confira as notas do LANCE! (por Guilherme Abrahão).
imagem cameraJorge Rodrigues/Eleven
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ) 
Dia 23/08/2018
15:44
Atualizado em 25/08/2018
06:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

A tabela do Campeonato Brasileiro mostra dois blocos distintos. Do último do G-6 até o nono colocado, a distância é de sete pontos. Embolado entre eles, o Fluminense vê uma "chance de ouro" ao enfrentar o Cruzeiro, neste sábado, às 21h, no Mineirão, onde tem a possibilidade de entrar de vez na briga por uma vaga na Copa Libertadores, tendo pela frente um adversário escalado com time misto e contando com um retrospecto positivo à seu favor. 

Com 26 pontos e em nono lugar, o Tricolor pode ultrapassar o Cruzeiro na classificação e assumir o sétimo lugar do Campeonato Brasileiro no melhor dos cenários. Com 27 pontos, a equipe celeste deve estar escalada com uma mistura de titulares e reservas, já que o seu principal objetivo está no meio de semana, onde enfrenta o Flamengo pela Libertadores. Em caso de vitória, é uma boa chance para os cariocas encostarem na parte de cima da tabela. 

Outro ponto que faz o Tricolor se motivar é o retrospecto positivo contra os mineiros. São 78 partidas disputadas entre Fluminense e Cruzeiro ao longo da história, com 34 vitórias para o Tricolor, 19 empates e 25 triunfos da equipe celeste. Entre as 20 equipes da Série A, os cariocas tem o quinto melhor aproveitamento em confrontos direitos contra a Raposa - total de 51%. 

Além disso, Pedro tem pela frente um adversário contra quem gosta de marcar e pode voltar a balançar as redes no Campeonato Brasileiro. Sem marcar pela competição desde a 17ª rodada, contra o Bahia, o atacante já anotou duas vezes nas três oportunidades que enfrentou o Cruzeiro. No primeiro turno deste Brasileirão, foi o camisa 9 quem definiu a vitória por 1 a 0 no Maracanã. 

O Flu terá o desfalques de dois titulares: Everaldo e Digão. O primeiro está sob observação após pancada na cabeça, enquanto o segundo não pode atuar por pertencer ao clube mineiro. Sendo assim, o técnico Marcelo Oliveira deve levar a campo uma equipe escalada com: Júlio César; Gilberto, Gum, Ibañez e Ayrton Lucas; Richard, Jadson, Dodi e Sornoza; Matheus Alessandro e Pedro. 

Pedro - Fluminense x Palmeiras
Pedro é o artilheiro do Brasileirão (Foto: LUCAS MERÇON / FFC)

MARCELO OLIVEIRA REENCONTRA EX-CLUBE E TEM BOM RETROSPECTO 

O técnico Marcelo Oliveira voltou para Minas Gerais no último domingo, mas para enfrentar o América-MG, no Independência. A situação agora é diferente pois foi no Cruzeiro onde o treinador fez história e conquistou dois títulos brasileiros. Será a primeira vez que irá enfrentar o clube como técnico do Fluminense, mas a situação não é novidade para o treinador. 

Desde que deixou o Cruzeiro em 2015, Marcelo Oliveira passou por Palmeiras, Atlético-MG e Coritiba, tendo enfrentado a sua ex-equipe sete vezes, somando três vitórias, dois empates e duas derrotas. O último encontro entre eles aconteceu no Brasileirão de 2017, ainda como treinador do Coritiba, quando venceu por 1 a 0 no Couto Pereira, gol contra de Diogo Barbosa. 

Quando comandou o Palmeiras, destaque para a Copa do Brasil de 2015 que conquistou junto ao clube paulista. Na campanha, eliminou o Cruzeiro da competição, tendo vencido no Allianz Parque e no Mineirão. Pelo Atlético-MG, o pior retrospecto: dois duelos após a passagem pela Raposa e nenhuma vitória. Além disso, em 2008, antes de passar pelo Cruzeiro, também foi derrotado. 

Marcelo Oliveira - Treino Fluminense
Marcelo Oliveira no Fluminense (Foto: MAILSON SANTANA/FFC)

RELEMBRE CONFRONTOS HISTÓRICOS ENTRE AS EQUIPES

11/08/2002 - Romário marca dois em goleada do Fluminense
Romário chegou ao Tricolor e já marcou dois logo em sua estreia. Ele comandou a goleada do Fluminense sobre o Cruzeiro, por 5 a 1, no Maracanã. Além do Baixinho, Magno Alves, Fernando Diniz, Beto e Fábio Júnior também deixaram os seus.

07/09/2005 - Em noite de Petkovic, Flu goleia Cruzeiro no Mineirão
O Fluminense aplicou uma goleada histórica sobre o Cruzeiro em pleno Mineirão. Com apresentação de gala de Petkovic, o placar terminou 6 a 2 com gols de Kelly, Wagner, Beto, Gabriel, Tuta, além dos dois de Pet.

26/04/2006 - Lenny dá show no Mineirão e Flu vence
O Fluminense venceu a disputa contra o Cruzeiro por 3 a 2, no Mineirão, nas quartas de final da Copa do Brasil 2006. Marcaram os gols Élber e Wagner, do time celeste, e Petkovic e o jovem Lenny, duas vezes, pelo Flu.

01/11/2009 - Ex-cruzeirense Fred brilha, Fluminense vira e começa reação 
A vitória por 3 a 2 tirou o tricolor carioca da lanterna do Brasileirão e o manteve vivo na briga contra o rebaixamento à Série B. Esse jogo marcou o início da reação do Fluminense no Campeonato Brasileiro de 2009. Foram dois gols de Fred e um de Gum. Pelo lado azul, Jonathan e Wellington Paulista marcaram.

  • Matéria
  • Mais Notícias