Oswaldo se apega a experiência, foca na defesa e está pronto para reestreia

Aos 68 anos, treinador inicia contra o Corinthians a sua terceira passagem pelo Fluminense. Vaga na semifinal pode representar um recomeço na carreira, iniciada 20 anos atrás

Oswaldo de Oliveira - Fluminense
Determinado, Oswaldo de Oliveira chegou ao Flu cercado por muita desconfiança (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)

Escrito por

Nesta quinta-feira, Oswaldo de Oliveira faz a sua estreia no comando do Fluminense, iniciando efetivamente a sua terceira passagem pelo Tricolor. O adversário é o Corinthians, clube em que começou a sua trajetória como técnico, em 1999. Vinte anos depois, o experiente treinador quer mostrar novamente o seu valor, conquistando a vaga para a semifinal da Copa Sul-Americana. A bola rola às 21h30 com transmissão em tempo real no LANCE!.

Para se classificar, o Fluminense precisa de uma vitória. Derrota ou empate com gols, o Corinthians avança. Caso termine em 0 a 0, a decisão vai para os pênaltis. Portanto, é necessário vencer, porém com cautela para não levar gols. Por isso, desde que assumiu o comando do time, das mãos do auxiliar técnico Marcão, que comandou a equipe no primeiro jogo, Oswaldo de Oliveira priorizou o sistema defensivo, que tem sido o ponto fraco do Tricolor desde o início do ano. Mesmo com poucos treinamentos, o meia Nenê afirmou que a filosofia do treinador está sendo implementada.

- É pouco tempo, mas ele demonstrou a vontade que está de ajudar o nosso time. Ele disse para confiarmos no trabalho dele, continuarmos com as coisas boas que estávamos fazendo com o Diniz nesses oito meses, que é a nossa parte com a bola, ofensivamente. Vamos continuar as coisas boas que o Diniz deixou e confiar no que o Oswaldo está implementando, da sua filosofia, principalmente com estar mais protegido defensivamente. É achar esse equilíbrio, que é o primordial que ele quis frisar. Está todo mundo junto nessa caminhada.

TABELA

Confira os confrontos da semifinal da Copa Sul-Americana

Além de ajeitar a defesa, Oswaldo de Oliveira vai contar com a experiência ao seu lado no confronto decisivo. Digão está de volta após se recuperar das dores na panturrilha, que fizeram o zagueiro desfalcar o time nos últimos dois compromissos. Com o retorno do capitão, Frazan vai para o banco. A maturidade também vai estar presente no ataque, já que Nenê está confirmado como titular, na vaga de João Pedro. Yony, que foi poupado das atividades da semana, vai ser a referência ofensiva.

Com o sistema defensivo ajeitado e jogadores acostumados a grandes jogos, o treinador ainda vai ter um trunfo importante nesse reencontro com o Maracanã. O estádio estará pulsando a favor do Fluminense já que mais de 45 mil ingressos foram vendidos, o maior público tricolor na temporada. Se não bastasse todos os argumentos, Oswaldo de Oliveira também conta com um histórico positivo em estreias. Nesta década, quando iniciou trabalhos, venceu sob o comando do Atlético-MG (2017), Corinthians (2016), Flamengo (2015), Palmeiras (2015) e Santos (2014), empatando com Botafogo (2012) e perdendo apenas com o Sport (2016).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter