Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Estádio de Laranjeiras completa 102 anos nesta terça-feira

Campo localizado na sede do Fluminense, no bairro carioca das Laranjeiras, é considerado o Berço do Futebol Brasileiro

Fluminense já utilizou o campo para realizar seus treinamentos FOTO: Joel Silva
Escrito por

Neste dia 11 de maio, o Fluminense comemora uma data especial para sua história. Isso porque, esta terça-feira marca o aniversário do histórico Estádio de Laranjeiras, o primeiro do país. Localizado na sede do Fluminense, no bairro das Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. O estádio que completa 102 anos, foi erguido para ser palco do Campeonato Sul-Americano de Seleções, em 1919. Desde 2004, o local leva o nome do ex-presidente Manoel Schwartz.

> Veja quando serão os próximos jogos do Fluminense na Libertadores

HISTÓRIA DO ESTÁDIO

O clube venceu o Flamengo na disputa para receber a competição entre seleções, que é, hoje, conhecida como Copa América. Inicialmente marcado para 1918, o torneio passou para o ano seguinte em razão da gripe espanhola. Mesmo sem auxílio do Governo, o Tricolor superou os atrasos provocados pela epidemia e construiu o maior estádio da América do Sul na época, em cimento armado, com capacidade para 18 mil pessoas.

Presidente do Fluminense de 1916 a 1931 e de 1941 a 1943, Arnaldo Guinle liderou o processo. O renomado arquiteto e engenheiro Hippolyto Gustavo Pujol Júnior, da Escola Politécnica de São Paulo, gerenciou o projeto.

No dia 11 de maio de 1919, o local sediou pela primeira vez um jogo oficial: a goleada por 6 a 0 do Brasil sobre o Chile, com os tricolores Marcos Carneiro de Mendonça, goleiro, e Fortes, médio-esquerdo. Aos 19 minutos da estreia da Canarinho no Sul-Americano, o craque Friedenreich marcou o primeiro gol do estádio.

Uma semana depois, o Estádio de Laranjeiras recebeu o primeiro duelo entre as equipes brasileira e argentina no Brasil. Os donos da casa venceram por 3 a 1 e, mais tarde, conquistaram o campeonato.

Em 1922, ainda sob o comando de Guinle, o Fluminense, com seus próprios recursos, promoveu a ampliação de sua casa, que passou a poder abrigar 25 mil espectadores, para os Jogos Latino-Americanos, evento em celebração ao centenário da independência do país. Também em Laranjeiras, no mesmo ano, o Brasil se sagrou bicampeão do Sul-Americano de Seleções, ao derrotar o Paraguai por 3 a 0.

Entre 1914 e 1918, em 18 partidas, a Seleção nunca perdeu em Laranjeiras. Foi campeão pela última vez por lá em 1931, quando ergueu o troféu da Copa Rio Branco, depois do triunfo por 3 a 1 contra o Uruguai, com gols de Nilo, jogador com importante passagem pelo Time de Guerreiros.

+ GALERIA: relembre os gols mais marcantes de Fred pelo Fluminense

Os tricolores, inclusive, jogaram no local até 2003, totalizando 842 confrontos. O último título do Fluminense no estádio foi em 1993, quando a equipe superou o Volta Redonda por 1 a 0, com gol de Ézio, e consagrou-se campeã da Taça Guanabara.  O espaço virou sede de treinos e entrevistas coletivas do elenco profissional, que se mudou para o CT Carlos Castilho, na Barra da Tijuca, em 2016. Hoje, é palco de partidas da base e do Futebol Feminino.