Fluminense diz seguir contra retorno, mas acatará decisão do STJD e quer jogar no Nilton Santos
Tricolor terá os dez dias de preparação que queria e entrará em campo no próximo domingo pelo Campeonato Carioca

O Fluminense considerou, dentro do possível, uma vitória o adiamento da reestreia no Campeonato Carioca para o dia 28 de junho e acatará a decisão no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Mesmo não sendo ideal, a nova data acabará dando ao clube o período de dez dias que a diretoria queria para a preparação antes de entrar em campo. Em nota oficial, o Tricolor afirmou que segue contra o retorno do futebol, mesmo aceitando voltar, e destacou a "falta de sensibilidade" pelo prejuízo esportivo caso a equipe decidisse não atuar.
- É preciso deixar claro que o retorno do futebol neste momento é um erro. Nenhum clube deveria ser submetido à obrigatoriedade de jogar e ao risco de ser punido desportiva e financeiramente em meio ao estado de calamidade pública. A falta de sensibilidade manifestada pela maioria dos clubes do Rio de Janeiro, bem como por sua representação da FERJ, demonstra falta de entendimento sobre o papel social do futebol. Não são apenas nossos jogadores e profissionais que estarão expostos à contaminação, mas as milhões de crianças e jovens que serão influenciadas pela excitação que uma partida do time do coração pode causar. O futebol tem caráter exemplar. Ninguém deveria dirigir um clube de futebol ou a federação de clubes sem ter plena consciência disso - diz a nota.
Os jogadores retornaram aos treinos presenciais na última sexta-feira. Com a mudança do protocolo da Ferj, que anteriormente exigia 48 horas de concentração antes dos jogos, o Flu ganhou um dia a mais para treinar. Assim, terá nove no total, além das mais de 24 horas de descanso antes da partida.
Um fator que ainda não foi definido é o local. A partida contra o Volta Redonda, pela 4ª rodada da Taça Rio, às 19h, está prevista para o Maracanã. O Fluminense tenta alterar o local para o Estádio Nilton Santos. Entretanto, o Botafogo jogará no local às 11h do mesmo dia. Pensando em todo protocolo de higienização, ainda não se sabe se será possível.
- A partir das datas definidas na decisão desta tarde, consultamos o nosso Departamento Médico, Comissão Técnica, equipe de preparação física e de Fisiologia. Fomos informados que, após as avaliações físicas feitas no primeiro dia de treino, e pelo fato de que não será mais obrigatória a concentração de 48 horas prevista no protocolo (revogada pela FERJ já na rodada de retorno), os jogadores terão a condição física mínima requerida para retornar à competição no dia 28 de junho. O Fluminense requisitará à FERJ que as partidas sejam realizadas no Estádio Nilton Santos, para que não joguemos ao lado do hospital de campanha no momento em que a taxa de óbitos segue alta no Rio de Janeiro - afirma outro trecho da nota.
O presidente Mário Bittencourt afirmou considerar um desrespeito jogar ao lado do hospital de campanha montado no Maracanã. Por isso, o clube não considerava a hipótese de mandar as partidas lá e tentaria jogar na casa do Botafogo ou em São Januário. No estádio do Vasco, porém, também não será possível, já que o Cruz-Maltino joga no domingo, às 16h, contra o Macaé.
Veja a nota completa:
"O Fluminense Football Club acatará a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva determinando que os jogos sejam realizados a partir do dia 28 de junho. Dito isso, é preciso deixar claro que o retorno do futebol neste momento é um erro. Nenhum clube deveria ser submetido à obrigatoriedade de jogar e ao risco de ser punido desportiva e financeiramente em meio ao estado de calamidade pública.
A falta de sensibilidade manifestada pela maioria dos clubes do Rio de Janeiro, bem como por sua representação da FERJ, demonstra falta de entendimento sobre o papel social do futebol. Não são apenas nossos jogadores e profissionais que estarão expostos à contaminação, mas as milhões de crianças e jovens que serão influenciadas pela excitação que uma partida do time do coração pode causar. O futebol tem caráter exemplar. Ninguém deveria dirigir um clube de futebol ou a federação de clubes sem ter plena consciência disso.
Jogaremos sim, em respeito à decisão da Justiça Desportiva. Entendemos também que para os clubes de menor aporte financeiro, voltar aos campos é uma questão de sobrevivência. O Fluminense compreende o fato de que nenhum clube existe sozinho. O futebol profissional é uma engrenagem complexa e dispendiosa. Um clube não pode simplesmente deixar de cumprir seus compromissos, desde que, por óbvio, tenha o mínimo de segurança para seus atletas, funcionários e torcedores. O que não justifica atitudes individuais de dirigentes e clubes pois, como já dito, não existe futebol sem o conjunto de clubes.
A partir das datas definidas na decisão desta tarde, consultamos o nosso Departamento Médico, Comissão Técnica, equipe de preparação física e de Fisiologia. Fomos informados que, após as avaliações físicas feitas no primeiro dia de treino, e pelo fato de que não será mais obrigatória a concentração de 48 horas prevista no protocolo (revogada pela FERJ já na rodada de retorno), os jogadores terão a condição física mínima requerida para retornar à competição no dia 28 de junho.
O Fluminense requisitará à FERJ que as partidas sejam realizadas no Estádio Nilton Santos, para que não joguemos ao lado do hospital de campanha no momento em que a taxa de óbitos segue alta no Rio de Janeiro"

Fluminense
Fluminense: Samuel Xavier tem fratura detectada, mas cirurgia é descartada
Há 15 horas
Fluminense
Com Marcão, Fluminense melhora ataque, mas sofre mais gols
Há 1 dia
Fluminense
Fluminense assina contrato com joia da base
Há 1 dia
Fluminense
Fluminense inicia semana cheia para treinos com reforços
Há 2 dias
Fluminense
Soteldo desencanta e ganha importância no Fluminense de Marcão
Há 3 dias
Fluminense
Fluminense terá desfalques e retornos em 'decisão' contra o Athletico-PR
Há 3 diasMais LANCE!

Ganso joga 90 minutos pela terceira vez desde a miocardite

Ganso, Xerém e mais: efetivação de Marcão vai muito além de 'efeito anímico'

Renê critica gramado do Maracanã, mas elogia efetivação de Marcão

Marcão é efetivado como técnico do Fluminense: 'Vou me entregar por inteiro'

Dê suas notas: Hulk e Serna comandam virada do Fluminense sobre o Remo

Serna salva de novo, e Fluminense vira sobre o Remo no Brasileirão

Polêmica de arbitragem em Fluminense x Remo causa revolta

Veja gols em Fluminense x Remo: Hulk faz gol inusitado, e Serna vira

Marcão define escalação do Fluminense para enfrentar o Remo

Fluminense liga alerta antes de duelo com o Remo pelo Brasileirão

Igor Rabello confirma cirurgia no fim do ano e segue tratamento conservador

Discurso de Thiago Silva, do Fluminense, na Libertadores viraliza: 'Merece'

Análise Tática do Guffo: o que esperar dos brasileiros na Libertadores



