Botafogo aceita decisão do STJD, mas critica retorno dos jogos: 'Constrangedor'
Alvinegro retorna para a temporada 2020 no próximo domingo, às 11h, contra a Cabofriense, pela quarta rodada da Taça Rio, no Nilton Santos

Na tarde desta terça-feira, o Botafogo se manifestou sobre a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva de retomar o Campeonato Carioca a partir do próximo dia 28. O Alvinegro publicou uma nota oficial aceitando as datas propostas, mas protestando contra o reinício dos jogos.
Após a definição do STJD, o Botafogo retorna para a temporada 2020 no próximo domingo, às 11h, contra a Cabofriense, pela quarta rodada da Taça Rio, no Nilton Santos.
Leia o comunicado na íntegra:
- O Botafogo de Futebol e Regatas vem a público manifestar o seu posicionamento após a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), na tarde desta terça-feira (23/6), que definiu as partidas do time profissional na Taça Rio do Campeonato Carioca para a partir dos dias 28 de junho e 1ª de julho, referente às 4ª e 5ª rodadas, respectivamente.
1. Desde o início da pandemia, o Botafogo se posicionou contra o retorno dos jogos com a pressa difundida pela maioria dos clubes do Rio de Janeiro. Além de desconexão com a realidade, uma vez que as estatísticas da COVID-19 seguem em níveis alarmantes, é questão de insensibilidade com as mortes e um mau exemplo para a sociedade — o futebol, como se sabe, pauta costumes, gestos e atitudes da população. Definitivamente, retornar competições dessa forma assoberbada não é a melhor mensagem para o momento por parte de tão importantes influenciadores. Por essa conjunção de fatores, o Clube adiou o seu retorno aos treinos e foi a última equipe carioca a retomar atividades presenciais.
2. Membros conceituados da sociedade médica foram categóricos ao afirmar que, após 90 dias de paralisação de treinos com bola, necessita-se de um período de cerca de três semanas para que se tenha condições adequadas de preparação física. Apesar da recomendação, o Botafogo aceitou reduzir, nos debates no Conselho Arbitral e nos tribunais, o seu tempo de treinos de modo que se alcançasse um consenso para realização de suas partidas apenas a partir de 1º de julho.
3. É constrangedor ser obrigado a competir no único país que planeja jogos de futebol convivendo com registros, em média, superiores a 1.000 mortes e 30.000 contaminações por dia. O único no mundo a iniciar partidas com essa marca de óbitos e casos. A pressa é sem explicação: não há outras competições, nacionais ou internacionais, agendadas. Não há calendário futuro. Jogar com essas marcas é falta de respeito aos mortos e seus familiares. É sob um recorde fúnebre. Para não enlamear mais o campeonato em que as pessoas perderam o bom senso, o Botafogo está fazendo sacrifícios para encerrar esse triste momento.
4. O Botafogo lamenta a inflexibilidade e postura de alguns componentes Conselho Arbitral da FERJ que durante todo o período de debates desrespeitaram posições contrárias, seja com reuniões paralelas ou movimentos claramente ensejados para minar quem apresentava discordância de opiniões. Muitos dos quais colocaram seus interesses acima da vida humana. Certamente, colaboraram para prejudicar a imagem do futebol carioca e o próprio produto que buscam ter sucesso.
5. O Botafogo informa que não vai recorrer da decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O Clube respeita o que foi definido pela Justiça Desportiva, pois entende que esse é fórum adequado para a discussão do assunto. O Comitê Executivo de Futebol e a Comissão Técnica foram convocados para que seja definido o plano de trabalho da equipe profissional a partir da decisão comunicada pelo STJD. Quando o Botafogo voltar a disputar uma partida, certamente será sob protesto e luto por aqueles que nos deixaram nesse momento difícil.
6. O Botafogo segue convicto de suas posições ao longo dos últimos meses e orgulhoso por estar no lado certo da história.Botafogo de Futebol e Regatas "

Botafogo
Botafogo tem três novos transfer bans suspensos pela Fifa
Há 11 horas
Botafogo
Ingressos à venda! Botafogo retoma temporada com sequência de jogos em casa
Há 11 horas
São Paulo
Newton chega à capital paulista para fechar com o São Paulo
Há 12 horas
Botafogo
Botafogo faz dois jogos-treino antes da volta ao Brasileirão
Há 16 horas
Botafogo
Veja a agenda do Botafogo para a volta do calendário após a Copa do Mundo
Há 23 horas
Botafogo
Botafogo encaminha acerto com goleiro e zagueiro para o segundo semestre
Há 1 diaMais LANCE!

Troca entre Botafogo e São Paulo por Newton e Ferraresi entra na reta final

Fifa retira transfer ban do Botafogo por dívida na contratação de Artur

John Textor e a nova tentativa frustrada no Botafogo com Kia Joorabchian

Botafogo recebe aporte milionário da GDA Luma e paga dívidas da SAF

Ex-Botafogo se oferece para treinar Japão após derrota para o Brasil na Copa: 'Me testem'

Ídolo do Botafogo é favorito para assumir como técnico do Uruguai após a Copa

Assembleia destitui John Textor do conselho da SAF do Botafogo

Botafogo segue intertemporada após definições e trabalha visando mercado

São Paulo anuncia contratação do atacante Victor Sá

Franclim Carvalho fica para trás, e Vasco define novo alvo para treinador

CBF detalha datas e horários das oitavas da Copa do Brasil Feminina

Botafogo sofre novo transfer ban, desta vez por dívida na compra de Barrera

Fifa retira transfer ban do Botafogo referente à dívida por Almada






