Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fluminense é o clube fora da Europa que mais transferiu jogadores desde 2011 segundo relatório da Fifa

Entidade cita 183 transferências do clube tricolor, que lidera o ranking com certa folga; relatório também cita jogadores que saíram de graça

João Pedro foi uma das maiores vendas da história do Fluminense (Foto: Celso Pupo/Fotoarena/Agência Lancepress!)
Escrito por

Um relatório divulgado pela Fifa na última segunda-feira coloca o Fluminense como o clube de fora da Europa que mais transferiu jogadores entre 2011 e 2020. Os dados são baseados no sistema TMS (Transfer Matching System), lançado em outubro de 2010. De acordo com o documento, foram 183 movimentações no mercado para o Tricolor.

+ Kayky é mais um! Relembre joias de Xerém que deixaram o Fluminense nos últimos anos

O Flu fica a frente de Grêmio Anápolis, com 137 transferências, Maldonado (URU), 129, Boca Juniors (ARG), 119, São Paulo, 117, Palmeiras, 98, Fênix (URU), 97, Corinthians, 89, Peñarol (URU), 89, e Flamengo, com 87, fechando o top-10.

Vale lembrar que, com os jovens de Xerém, o Fluminense já faturou mais de R$ 387 milhões em 10 anos. As transferências de Kayky e Metinho não entram na lista por terem acontecido em 2021.

Veja a tabela do Brasileirão

Transferências como a de Gerson para a Roma (ITA) por 17 milhões de euros, Richarlison e João Pedro para o Watford (ING), por 12,5 milhões de euros e 11,5 milhões de euros, respectivamente, lideram em valores recebidos pelo Tricolor. Há também jogadores menos badalados que encorpam a lista.

O Fluminense aparece como o 24º clube com balanço mais positivo entre vendas e compras. São 183 saídas e 65 contratações. Neste caso, os líderes são os portugueses Sporting, Benfica e Porto, mas outros brasileiros aparecem na frente: São Paulo (7º), Santos (20º), Flamengo (21º) e Corinthians (23º).