Flamengo e Cali entram em acordo; colombianos e Cuéllar confirmam

Volante colombiano já fala como jogador do clube. Expectativa é que chegue ao Rio nos próximos dias para fazer exames. Flamengo pagará U$S 2 milhões por 70% dos direitos 

Cuellar em ação pelo Junior Barranquilla (Foto: Reprodução)
Cuéllar jogou pelo Junior Barranquila no ano passado e foi um dos destaques (Foto: Reprodução)

Escrito por

Gustavo Cuéllar está a caminho do Flamengo. Na tarde desta quarta-feira, a diretoria rubro-negra entrou em acordo com Deportivo Cali (COL), clube que detém os direitos econômicos do volante colombiano, e deixou acertada a contratação. O atleta deve viajar ao Rio de Janeiro nos próximos dias para realizar exames médicos e assinar contrato de quatro anos de duração.

Para adquirir 70$ dos direitos econômicos de Cuéllar, o Flamengo terá que desembolsar U$S 2 milhões (cerca de R$ 8 milhões), mas o pagamento será feito de forma parcelada, algo acordado entre os dois clubes. O Deportivo Cali continua com os 30% que tem do volante, o que garante uma quantia em caso de negociação no futuro, já que o atleta ainda tem 23 anos.

Na tarde desta quarta, Cuéllar esteve na sede do Deportivo Cali para deixar 
tudo encaminhado com o clube colombiano. O volante estava emprestado ao Junior Barranquilla desde 2014 e foi um dos destaques do futebol do país no ano passado. Ao deixar a sede do clube, ele demonstrou estar empolgado.

- Felizmente, está certo. O Cali deu o "ok" para eu jogar no Brasil. Quem acertou, trouxe a proposta e esteve sempre ao meu lado foi Ernesto Roa, meu representante, e meu empresário Alex Viveros. Felizmente, tudo terminou da melhor maneira. Só faltava isso e nos próximos dias devo viajar para o Brasil - comentou o colombiano em entrevista à rádio colombiana "Antena 2".

Segundo Ernesto Roa, empresário que intermediou a negociação, e tem como sócios Marcelo Manenti e o brasileiro Rafael Beyes, a tendência é que haja um desfecho ainda nesta quarta. Assim, faltaria apenas a realização de exames médicos para que Cuéllar possa ser anunciado pelo Flamengo.

- Não podemos dizer que já está 100% porque ainda falta o Deportivo Cali oficializar, algo que deve acontecer dentro de alguns minutos. Entre Flamengo, Cali e Cuéllar está tudo certo. Só falta oficializar, mesmo - disse Ernesto Roa, empresário que intermediou a negociação, ao LANCE!.

O vice de futebol Flávio Godinho, quando procurado, inicialmente disse que estava em uma reunião e, por isso, não poderia falar. Depois, informou:

- Estamos no aguardo.

No início da noite, o Deportivo Cali confirmou o acordo com o Flamengo:

"A Associação Deportivo Cali informa que chegou a um acordo com o Flamengo para transferir os direitos do jogador Gustavo Cuéllar nas seguintes condições: 100% dos direitos federativos e 70% dos direitos econômicos. Assim, o Deportivo Cali reserva 30% dos direitos econômicos em uma futura transferência do meio-campista."

Considerado promissor, Cuéllar viveu sua grande fase no ano passado, quando estreou pela seleção colombiana no empate com o Peru, em setembro, pelas Eliminatórias da Copa 2018. O volante tem histórico de passagens pelas seleções de base colombiana e possui as características desejadas por Muricy: primeiro volante que tenha qualidade no passe e boa noção de posicionamento e marcação. O "número 1" da diretoria para a posição era o chileno Marcelo Díaz, que acertou com o Celta de Vigo (ESP).

Atualizada às 18h45.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter