Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Último jogo na Gávea completa 20 anos. Confira planos do Fla em meio à pressão contrária

Rubro-Negro almeja ampliar estádio, mas enfrenta forte pressão contrária de associações de moradores. Bandeira diz que sonho é possível e confia em aproximação com Prefeitura

(Foto: divulgação)
Escrito por

Xodó da torcida do Flamengo, o Estádio José Bastos Padilha, mais conhecido como estádio da Gávea, completa, nesta quinta-feira, 20 anos sem jogos oficiais. No dia 27 de abril de 1997, o Rubro-Negro venceu o Americano por 3 a 0, pelo Campeonato Carioca. Desde então, houve muitas promessas e sonhos de construção de arenas no local, mas nada saiu do papel. 

Enquanto aguarda uma nova licitação pelo Maracanã, o Flamengo sonha, paralelamente, em construir um estádio de pequeno porte na Gávea, onde possa mandar partidas de pouco apelo. O clube estreitou laços com a Prefeitura do Rio e vem mantendo contato frequente com o prefeito Marcelo Crivella para tocar um projeto. 

O presidente Eduardo Bandeira de Mello confia que é possível sonhar com um estádio na Gávea.

- Claro de sim (é possível). Sempre foi sonho da torcida do Flamengo ter um estádio na Gávea. Agora, o prefeito (Crivella) está sensível às reivindicações da torcida do Flamengo. Tenho certeza de que ele vai aprovar o nosso projeto e vamos partir para a construção do nosso estádio lá na Gávea - disse o mandatário rubro-negro ao LANCE!.

Atualmente, a estrutura recebe jogos das categorias de base e também partidas de futebol feminino. O Flamengo vê a Gávea como estádio 'sucessor' do Luso-Brasileiro, que está alugado pelo Rubro-Negro por três anos.

O vice-presidente geral do Flamengo, Mauricio Gomes de Mattos, afirma que o impacto provocado pelos jogos do clube na Gávea seria 'pequeno'.

- Isso é um direito do Flamengo, o clube tem um estádio na Gávea, já jogou lá com mais de 20 mil pessoas. O clube tem uma condição de fazer jogos lá, a diferença de colocar mil, sete mil ou 40 mil é um projeto. A Gávea não precisa de estacionamento, precisa de acesso viário e isso tem. A Gávea tem metrô e ônibus. O impacto seria muito pequeno em relação a todas essas condições viárias que a Gávea proporciona - analisa.

Associações de moradores são contrárias à ideia

As associações de moradores dos bairros no entorno do estádio são contrárias à ideia de reativar a estrutura na Gávea. O presidente da Associação de Moradores da Fonte da Saudade e Adjacências (Amofonte), Rafael Szabo, explica sua posição.

- Sou contra, assim como outras associações. Há um impacto no trânsito, sofremos muito com o excesso de pessoas, só temos duas pistas principais. Fica um inferno no fim do ano com a árvore de Natal. Imagina isso o ano inteiro, mesmo sendo esporádico. Não é só o barulho, é o entorno do estádio - comentou.

Para amenizar as reclamações e buscar um meio-termo junto às associações de moradores, o Flamengo tem um projeto de isolamento acústico no estádio. A ideia é construir uma estrutura que seja capaz de receber cerca de 20 mil torcedores.

Vice crê ser possível convencer associações de moradores

Apesar das associações de moradores locais serem contras à reativação da Gávea, o vice-presidente geral do Flamengo, Mauricio Gomes de Mattos, acredita que é possível mudar a situação. Ele lembra o caso do Shopping Leblon.

- Tenho certeza de que as associações de moradores mudariam de opinião conhecendo o projeto. Antes, o Shopping Leblon recebia muitas críticas. Agora, é uma realidade. Antes, diziam que iria congestionar o bairro - pondera.

HISTÓRIA

O estádio da Gávea começou a ser construído em 1933. A partida de estreia ocorreu somente cinco anos depois, mas não foi exatamente uma festa para o Flamengo. Os donos da casa foram derrotados pelo Vasco por 2 a 0. 

De acordo com o blog 'Flamengo Alternativo', a Gávea recebeu 203 jogos oficiais. Foram 167 vitória do Rubro-Negro, 20 empates e apenas 26 derrotas. Além disso, foram 19 jogos não oficiais, com 10 vitórias, três empates e seis derrotas. Ainda segundo o portal, Pirillo é o maior artilheiro da 'casa', com 71 gols. Romário é o quarto maior goleador, com 31 gols. 

Na década de 90, o estádio recebeu alguns eventos e shows. Em 2011, a torcida lotou a Gávea pela última vez, na apresentação de Ronaldinho Gaúcho. Mais de 20 mil torcedores tomaram o gramado e ouviram o R10 declarar 'Agora sou Mengão'.