Palmeiras x Flamengo: CBF divulga áudio do VAR em lance de Everton Ribeiro
Arbitragem da partida entende que houve 'contato mínimo', e presidente da Comissão de Arbitragem opina sobre o lance

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio do VAR no lance polêmico envolvendo Everton Ribeiro e Richard Ríos, no empate entre Palmeiras e Flamengo, em São Paulo. De acordo com o árbitro da partida, Ramon Abatti Abel, e o assistente de vídeo, Rodolpho Toski Marques, não houve contato suficiente para a queda.
- Contato mínimo e ele se joga. Para mim, não tem impacto nas costas dele. Tem contato, mas não tem impacto suficiente para derrubar ele. Ele segura a passada e se joga. O impacto é mínimo - diz Abel, árbitro principal do duelo.
Os jogadores do Flamengo chegaram a reclamar, especialmente Everton Ribeiro, envolvido na jogada, mas acabaram ignorados. Tamanha foi a convicção de Ramon Abatti que o VAR optou por não chamar, entendendo, naquele momento, que não era um erro crasso e manisfesto do árbitro da partida.
Depois, o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Wilson Seneme, analisou o lance. Para Seneme, a jogada é interpretativa e poderia ter sido marcada ou não pelo árbitro da partida. Além disso, ele frisou a dificultade da partida para Ramon Abatti Abel.
+ Agora vai? Contra o Athletico, Sampaoli pode repetir escalação pela primeira vez no Flamengo
- Nem todo ombro nas costas é falta. Mas a partir do momento que coloco ombro nas costas eu tenho que avaliar se o contato é suficiente para derrubar o jogador. Para os árbitros, não foi suficiente. É muito claro isso na narrativa do árbitro de campo que viu o lance e interpretou. Estamos falando de uma jogada muito fina - analisou, antes de concluir.
- Nós no departamento de arbitragem somos 11 instrutores técnicos e ficou absolutamente dividida. Isso demonstra o grau de dificuldade. Na nossa visão de maneira geral, o contato por ter sido nas costas nós vemos, sim, um potencial de infração para essa jogada - finalizou.
Mesmo que entenda o erro de Abatti Abel, Seneme vê a decisão do árbitro de vídeo como correta, por conta da interpretação do lance. O Flamengo entrou com um ofício na CBF por conta da jogada e cobrou explicações de CBF e Comissão de Arbitragem, especialmente após a "pressão" realizada pelo adversário, o Palmeiras, nos últimos dias.

Flamengo
A régua que Leonardo Jardim herdou no Flamengo explica a pressão sobre o técnico
Há 3 horas
Palmeiras
Palmeiras iguala maior distância para o Flamengo no Brasileirão e mostra força como visitante
Há 5 horas
Fora de Campo
Resposta de Varela alerta torcida do Flamengo: 'O único com coragem'
Há 18 horas
Flamengo
Como Leonardo Jardim pretende recuperar o melhor futebol do Flamengo
Há 19 horas
Flamengo
Flamengo entra em período sem jogos e mira recuperação no Brasileirão
Há 21 horas
Flamengo
Flamengo recebe dia de folga após empate com o Internacional; veja a programação
Há 21 horasMais LANCE!

Chances de título do Palmeiras disparam em relação ao Flamengo no Brasileirão

Declaração de Jardim irrita torcedores do Flamengo: 'Agora acabou'

Palmeiras aproveita brecha do Flamengo para abrir gordura no Brasileirão

Análise: em um Flamengo sem ideias, Jardim encara seu primeiro momento de pressão

Torcida do Flamengo perde a paciência com titular após empate: 'Ridículo'

Mauro Cezar critica Jardim no Flamengo: 'Destruiu o que herdou'

Classificação do Brasileirão: veja a tabela e simule os jogos

Danilo faz alerta ao Flamengo após empate: 'Temos que melhorar muito'

Torcida do Flamengo se revolta com arbitragem em Vitória x Palmeiras

Jardim admite queda de rendimento do Flamengo e pede reação: 'Resultados preocupam'

Torcida do Flamengo manda recado a Jardim após empate com o Internacional

Renato Maurício Prado rasga o verbo após Internacional x Flamengo

Varela aponta problema no Flamengo: 'É sobre o time, a maneira de jogar'



