Jayme de Almeida exalta Dorival Júnior e aponta Flamengo como favorito na final da Copa do Brasil

Campeão em 2013, o ex-técnico Jayme de Almeida está confiante em mais um título da Copa do Brasil do Flamengo, que enfrenta o Corinthians nesta quarta, no Maracanã


Escrito por

Último técnico do Flamengo campeão da Copa do Brasil, Jayme de Almeida está confiante de que Dorival Júnior "assumirá o seu posto" nesta quarta, data da segunda partida da final contra o Corinthians, no Maracanã. Em entrevista ao LANCE!, o ex-jogador e ex-treinador do Rubro-Negro fez elogios ao atual comandante do time, com quem trabalhou em 2012, como auxiliar da comissão técnica do Flamengo.

+ Final da Copa do Brasil é desafio e oportunidade perfeita para Vidal

- O tempo que trabalhei com ele foi muito legal, pelo cara que é. Ele dá liberdade para trabalhar e evoluir. É um profissional competente, aprendi muito nesse período - afirmou Jayme ao L!, completando:

- O que ele fez, que foi primordial, foi dar uma acalmada no elenco. Colocou onde os jogadores sabiam jogar. O Everton Ribeiro estava sendo prejudicado pelas mudanças, estava jogando de lateral-esquerdo, um cara com potencial de Copa do Mundo pela direita, onde vinha muito bem. O ambiente não estava legal, e o Dorival, com a experiência dele, fez o mais simples. Sem inventar um novo futebol, o Flamengo deu uma crescida impressionante. Tenho nada contra o português, o Paulo Sousa, mas ele não conseguiu ter uma liga com o elenco. Isso a gente via na forma do time jogar - avaliou o ex-técnico.

Jayme de Almeida
Jayme de Almeida foi campeão da Copa em 2013 (Foto: Pedro Leal/L!)

AS SEMELHANÇAS ENTRE AS CAMPANHAS DE 2013 E 2022

Assim como Dorival Júnior em junho de 2022, após a saída de Paulo Sousa, Jayme de Almeida assumiu o comando do Flamengo em momento conturbado e com a Copa do Brasil em andamento. Na época membro da comissão técnica permanente, Jayme foi efetivado pela diretoria e teve como objetivo recuperar a confiança do elenco.

Essa é uma das similaridades entre as campanhas de 2013 e 2022, como Jayme de Almeida relembrou na entrevista exclusiva ao L!.

- A gente trocou muita ideia (em 2012). O que ele fez foi muito parecido com o que fiz. Não que tenha imitado, mas o Dorival deu confiança a todos. Todo mundo se sentindo importante. Isso é bom para trabalhar, você vai leve, feliz - afirmou o ex-comandante do Fla.

Sem fugir da responsabilidade, Jayme Almeida apontou favoritismo do Flamengo diante do Corinthians, nesta quarta-feira, no Maracanã, às 21h45. Com o 0 a 0 na ida, em São Paulo, uma vitória garante o título da Copa - seja do clube da Gávea quanto do clube de Itaquera.

- Tem a vantagem, ficar dizendo que não é também é mentira. É favorito, mas não está ganho. Tem que respeitar, lutar, aproveitar a qualidade que tem e tentar se impor. Falei 2 a 0 porque lembrei da minha final. Vou seguir nele, bons fluidos lembrando 2013 - finalizou.

Veja mais respostas do técnico campeão da Copa do Brasil de 2013!

Méritos de Dorival na campanha do Flamengo

O Dorival montou um time competitivo, e o mais legal foi o Pedro e o Gabigol. As expectativas sempre foram altas, e agora estão sendo correspondidas. Hoje o Gabigol está jogando solto, com o Pedro que faz uma boa parede. O time do Flamengo é muito perigoso, dificilmente fica um jogo sem fazer gol. Isso o Dorival conquistou, ninguém tinha conseguido colocar. A vida, às vezes é assim, o Bruno Henrique se machuca, e o Flamengo se acerta.

Similaridades entre as campanhas de 2013 e 2022

Em grupo, a qualidade atual é melhor, mas aquele grupo perdeu a confiança e eles (jogadores) reconquistaram. Posso ter ajudado, mas tenho que tirar o chapéu para os caras. Foram massacrados e conseguiram conquistar a Copa do Brasil, que é um título muito difícil. Foi difícil e conquistaram com muita determinação. Tenho muito orgulho de ter comandado esses caras.

O time do Flamengo, hoje, é de muita qualidade. Mas tem o lado do Flamengo, de ter que correr, mas fazem isso com muita qualidade. O time de hoje é melhor, mas o espírito de equipe, de confiança, da determinação, de lutar e querer ganhar é a mesma. Acho isso, do Flamengo, muito bacana.

Mensagem ao elenco antes da final da Copa do Brasil

Primeiro, boa sorte. E confiança. Temos que acreditar na gente, respeitar muito. Fui criado no Flamengo respeitando todo mundo, mas sem ter medo de ninguém. Foi assim que fui criado e trabalhando com essa filosofia. Respeitando, mas sempre acreditando.

Gol do Lázaro, contra o Atlético-MG, é o 'novo gol' do Carlos Eduardo, contra Cruzeiro?

Isso marca, esses momentos dão oportunidade de seguir. Isso determina muita coisa. Foi um gol que fez com que o time voltasse a acreditar. Vejo o esporte assim. Se você não acreditar, você não vai conquistar nada. Em 2013, eles estavam sem acreditar, mas conseguiram, com o trabalho deles, reconquistar a confiança e fizeram campanhas fantásticas na Copa do Brasil e Brasileirão.

Poder de decisão do Gabigol

Acho que sim, é um atacante muito versátil e perigoso. E faz gol. Muito gol. Tomara que um dos dois seja dele. Tem a dificuldade dele com arbitragem, que não acho legal, perde energia brigando com árbitro, sai do foco do jogo, mas como jogador do Flamengo se dedica muito. É bonito de ver. Tem dado uma parte importante dele para a formação da equipe. Ele participa muito.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter