4-1-4-1, compactação e tecnologia: Muricy começa a dar ‘cara’ ao Fla

Jogo-treino contra o Tigres mostrou que primeiros treinamentos, sobretudo na marcação, estão com resultado, tanto que técnico elogiou posicionamento e novas tecnologias

HOME - Treino do Flamengo em Mangaratiba - Muricy Ramalho (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Muricy começou a comandar treinos com bola nesta semana, em Mangaratiba (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Escrito por

Mais do que nunca, o técnico Muricy Ramalho faz valer a máxima "aqui é trabalho" nos primeiros dias sob o comando do Flamengo. Embora ainda esteja no início da pré-temporada, o treinador rubro-negro se esforça a cada dia para conseguir dar a cara dele ao time. E, no primeiro teste da equipe em 2016, o jogo-treino contra o Tigres-RJ, quinta-feira, em Mangaratiba, ficou claro que, taticamente e filosoficamente, já dá para ver o "estilo Muricy".

Mas engana-se quem pensa que a filosofia do treinador está ligada apenas ao setor defensivo, rótulo dado a ele após o tricampeonato brasileiro com o São Paulo, entre 2006 e 2008. Muricy Ramalho tem, na essência, o objetivo de implementar uma filosofia moderna ao Flamengo. Não apenas ao time profissional, mas também nas categorias de base. Em suma, as principais ideias são: posse de bola durante os 90 minutos, compactação na marcação e no ataque, e respeito ao posicionamento defensivo, que nestes primeiros dias de treino vêm sendo no estilo de Tite com o Corinthians: o 4-1-4-1.

- O grande problema é que hoje não se pode ter esse espaço entre as linhas. É o que mais se treina, temos que encurtar mesmo, mas é uma coisa de treinamento, não só um pedido. Treinamos algumas vezes isso e no jogo-treino parece que eles assimilaram. Nosso goleiro sofreu muito pouco, tivemos pouca bola em profundidade e futebol hoje é isso. Transição boa, posse de bola e é uma característica que tem que ser explorada - explicou.

HOME - Campinhos da pré-temporada do Flamengo (Foto: Reprodução/ShareMyTactics)
Fla na marcação e no ataque (Foto: Reprodução/ShareMyTactics)

Além do posicionamento e da filosofia, a comissão técnica também trabalha fortemente na área "extracampo". Conforme o LANCE! antecipou no início da pré-temporada, o clube trabalha para montar um centro de excelência, com foco em fisiologia e tratamento individualizado para cada jogador. O objetivo é prevenir e diminuir as lesões, algo que o próprio Muricy indicou como um dos problemas do ano passado, mesmo sem ter estado no clube.

- As coisas mais importantes que a comissão sofreu foi com informação que hoje são fundamentais em um time de futebol. Auxiliar a preparação física, saber como os jogadores estão. Antes não se tinha ideia do que o jogador percorria em campo, intensidade, diferença muscular. Poucas informações e isso é terrível, por isso tiveram muitas contusões. Hoje isso está sendo solucionado. Temos um pessoal de informação muito bom com ferramentas ótimas para a parte física e médica. A diferença é grande, foi feito um diagnóstico e concluímos que era uma coisa que ajuda. Não ganha jogo, mas ajuda a manter - disse o treinador, após o jogo-treino contra o Tigres-RJ.

A pré-temporada do Flamengo continua em Mangaratiba até o início da próxima semana. Nesta sexta-feira, está prevista a apresentação do meia argentino Federico Mancuello, principal reforço rubro-negro até agora.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter