Rodrigo Figueiredo vira exemplo para Corinthians segurar jovens na base

Corinthians tem dois jogadores da Copinha deste ano treinando com o elenco profissional. Trio que subiu em 2017 tem pouco espaço, e Rodrigo já foi emprestado

Rodrigo Figueired em treino do Corinthians
(Foto: Daniel Augusto Jr)

Escrito por

Se ano passado o Corinthians subiu Mantuan, Pedrinho e Carlinhos após o título da Copinha, em 2018 a realidade é diferente. Da equipe eliminada nas oitavas de final da principal competição de base, apenas o goleiro Filipe e o zagueiro/lateral-esquerdo Carlos Augusto têm treinado com o elenco profissional.

O Timão sabe que a nova safra não tem grandes jogadores, mas há a expectativa principalmente em cima de Renan Areias, Fabrício Oya e Vitinho. O trio, porém, ainda permanecerá no sub-20.

Um exemplo recente é usado para o Corinthians segurar os jovens na base: Rodrigo Figueiredo, que se destacou no Brasileiro Sub-20 em 2016, subiu ao profissional e quase não teve chances. O meia de 21 anos só atuou em dois jogos - já quando o Timão havia garantido o título brasileiro - e foi emprestado em janeiro ao Londrina.

Com o elenco comandado pelo técnico Fábio Carille praticamente completo, um jovem recém-promovido dificilmente teria chances. Assim, o Corinthians prefere esperar o jogador ganhar mais experiência na base do que "encostá-lo" no profissional.

Trio de 2017 tem pouco espaço

Dos três jogadores que subiram após o título da Copinha do ano passado, Pedrinho foi quem mais teve chances. Ele se destacou em treinos e atuou em 20 jogos e marcou um gol. No entanto, ele passou por uma cirurgia para retirar as amígdalas em agosto e perdeu espaço. Neste ano, atuou apenas contra o Rangers (ESC), pela Florida Cup, e não tem ficado nem na equipe reserva nos treinos.

Mantuan, por sua vez, teve de fazer uma cirurgia no joelho esquerdo ainda em maio. Ele participou de apenas dois jogos (um quando o Corinthians já havia garantido o título brasileiro no ano passado e também contra o Rangers). Neste ano, o volante de origem virou o reserva imediato na lateral direita, enquanto Léo Príncipe foi liberado para negociar com outro clube.

Por fim, Carlinhos não teve problemas físicos, mas atualmente é quem menos tem espaço do trio. Nem mesmo a lacuna deixada pela venda de Jô fez o jovem atacante ser cogitado. Ele foi o artilheiro da Copinha de 2017, mas não conseguiu repetir o desempenho nos treinos com o elenco profissional. Também tem só dois jogos (quando o Corinthians perdeu para o Atlético-GO no ano passado e contra o Rangers).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter