Qual é a melhor campanha do Marrocos na história da Copa do Mundo?

Primeiro semifinalista africano na história, Marrocos termina o torneio na quarta colocação<br>

Bélgica x Marrocos
Marrocos busca fazer história na Copa do Mundo (EFE/EPA/Georgi Licovski)

Escrito por

Marrocos fez história na Copa do Mundo 2022. A seleção marroquina terminou o torneio na quarta colocação e passa a ser dona da melhor campanha africana na história do Mundial. Antes de 2022, o país nunca havia passado das oitavas de final. Abaixo, o LANCE! apresenta mais detalhes.

Esta foi a sexta participação de Marrocos na Copa do Mundo: 1970, 1986, 1994, 1998, 2018 e 2022. Até então, a melhor campanha marroquina havia sido em 1986, na Argentina, quando o país chegou às oitavas de final do torneio. Nas outras edições, não passou da primeira fase.

+ Chaveamento da Copa do Mundo: veja cruzamentos do mata-mata até a final

Na Copa do Mundo de 1986, Marrocos estava no Grupo F ao lado de Inglaterra, Polônia e Portugal. Com dois empates em 0 a 0 e uma vitória de 3 a 1 sobre a seleção portuguesa, a seleção africana terminou em primeiro lugar da chave

O adversário nas oitavas de final foi a Alemanha Ocidental. Apesar do favoritismo alemão, Marrocos fez jogo duro e segurou o empate em 0 a 0 até os 42 minutos do segundo tempo. Um gol de Matthaus, no entanto, deu ponto final ao sonho de classificação marroquina. Vale destacar que a mesma Alemanha Ocidental chegaria à decisão do torneio e terminaria como vice-campeã.

+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores atualizada

Portugal 1x3 Marrocos - 1986
Marrocos chegou às oitavas na Copa de 1986 (Foto: Reprodução)

Campanha histórica na Copa do Mundo 2022

A quarta seleção africana a alcançar as quartas de final foi Marrocos. Uma das maiores surpresas do Mundial do Qatar, a equipe passou em primeiro lugar no grupo com Croácia, Bélgica e Canadá. Em seguida, nas oitavas de final, o país enfrentou a Espanha e venceu nos pênaltis após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar.

Nas quartas de final, Marrocos chegou ao duelo contra Portugal com o objetivo de passar para as semifinais e, consequentemente, ser a primeira equipe africana entre os quatro melhores na história da competição. Com gol único de En-Nesyri, os "Leões do Atlas" chegaram ao feito inédito.

Na semifinal, Marrocos fez jogo duro, mas acabou derrotada pela França por 2 a 0. A seleção ainda encarou a Croácia na disputa pelo terceiro lugar, mas sofreu novo revés e acabou na quarta colocação.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter