Ídolo da Holanda, Van Der Sar relembra o que falou para Ortega, da Argentina, na Copa 1998

Goleiro foi um dos destaques da Laranja naquela Copa do Mundo, cuja campanha terminou na semifinal, diante do Brasil

Holanda Argentina 1998
Van Der Sar ocasionou a expulsão de Ortega (Foto: Divulgação)

Escrito por

Holanda e Argentina é um confronto rico em histórias na Copa do Mundo. As equipes já se enfrentaram cinco vezes, e uma das vitórias mais celebradas pelos holandeses é a de 1998. Nas quartas de final, a Laranja derrotou a Albiceleste por 2 a 1, com gol de Dennis Bergkamp no fim. O duelo também foi marcado pela expulsão de Ariel Ortega, cavada por Van Der Sar. O goleiro relembrou o episódio recentemente e comentou sobre o que disse para o camisa 10. 

+ Van Gaal vê Argentina como 'teste de fogo' para a Holanda na Copa do Mundo

- Já era um bom gol, mas eu sabia que a Argentina também tinha bons atacantes com Claudio López e Gabriel Batistuta. Eu disse a ele que ele tinha uma boa mãe, digamos. Não, não tenho orgulho disso. Nem naquela época nem agora, mas foi bom para a equipe - disse o goleiro, em entrevista ao jornal AD Sportwereld.

A expulsão de Ortega mudou a história do jogo e deu à Holanda a força necessária para conseguir a vitória, dos pés de Bergkamp. O camisa 8 recebeu lindo lançamento de Frank De Boer, dominou, cortou o zagueiro Ayala e finalizou com maestria. O gol é lembrado com muito carinho pelos holandeses até os dias atuais. 

Para Ortega, no entanto, aquele dia se tornou um pesadelo. Em entrevista ao Podemos Hablar de Telefé, da Argentina, o ex-jogador revelou a mágoa pelo ocorrido, além de relevar que ainda não superou o episódio. 

+ Goleiro sensação da Holanda, Noppert ganha número impressionante de seguidores em rede social

- Eu tinha Van der Sar, tentei bater nele com uma cabeçada de raiva. Milésimos de segundo, eles me expulsaram. No caminho para o vestiário ouço um gol. Eu pergunto ao prop. Ele era da Holanda. Eu queria caminhar de volta para a Argentina. Ver seus companheiros entrarem... Foi uma coisa muito triste para minha vida, minha carreira - analisou, antes de concluir:

- Eu tive dificuldade em superar isso. Não é ultrapassado. Eu não conseguia superar isso. Quero voltar no tempo para aquela jogada... Outras coisas já me aconteceram no futebol, mas não assim. Perdemos por minha causa. Se ele estivesse na quadra naquele momento... Foi uma tragédia por 5 minutos - finalizou. 

+ Veja a tabela da Copa do Mundo

Desde o ocorrido, Holanda e Argentina se enfrentaram mais duas vezes, ambas terminando em 0 a 0. No entanto, em 2014, a Albiceleste eliminou a Laranja nos pênaltis da fase semifinal, tendo vingado a eliminação em 1998.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter