Copa do Mundo: Holanda tenta espantar fantasmas em caminho semelhante ao de 1998

A Laranja enfrentará a Argentina nas quartas de final, assim como no Mundial disputado na França

Holanda x EUA
A Holanda conseguiu uma vaga nas quartas de final neste sábado (Raul ARBOLEDA / AFP)

Escrito por

A Holanda ainda busca seu primeiro título de Copa do Mundo e, depois de três vices, possui muitos fantasmas a serem espantados. Um deles é o da Copa do Mundo de 1998, que tinha uma geração icônica da Laranja, mas que não chegou à final por conta do Brasil. 24 anos depois, a seleção holandesa terá um caminho bastante parecido pela frente para exorcizar os demônios. 

A COPA DO MUNDO DE 1998

Com Davids, Seedorf, Bergkamp, Overmaars, Kluivert e companhia, a equipe de Hiddink chegou como uma das favoritas ao título, mas começou decepcionando. A fase de grupos foi sem brilho, marcada por dois empates, diante de Bélgica e México. No entanto, uma goleada acachapante para cima da Coreia do Sul, por 5 a 0, colocou a Laranja na liderança do Grupo E.

Por conta das más atuações, a Holanda chegou pressionada ao mata-mata, mas entregou toda a emoção que o torcedor esperava. Nas oitavas de final, derrotou a Iugoslávia por 2 a 1, com gol de Edgar Davids aos 47 minutos do segundo tempo. Nas quartas, novo gol nos acréscimos, dessa vez de Dennis Bergkamp, contra a Argentina. A expectativa por nova final, depois de 20 anos, era alta. 

+ VÍDEO: veja os melhores momentos da vitória da Holanda sobre os Estados Unidos

No entanto, o Brasil, atual campeão da Copa do Mundo, esperava a Holanda na semifinal. O resultado foi um dos melhores jogos da história da competição, aberto, de opções e com gols, de Ronaldo e Kluivert, mais uma vez colocando os holandeses em pé no fim. No entanto, os brasileiros acabaram com a vaga nos pênaltis e, mais tarde, na decisão, ficariam com o vice-campeonato. 

Em 1998 disputou a Copa do Mundo e viu sua Argentina ser derrotada nas quartas de final pela Holanda
A Holanda venceu a Argentina em duelo eletrizante (Foto: OMAR TORRES / AFP)

SEMELHANÇAS

Apesar de não ter nenhuma semelhança com o duelo das oitavas de final, o caminho da Holanda até o título pode ser idêntico ao de 1998. Nas quartas, a Laranja enfrentará a Argentina e, na semifinal, tem possibilidade de enfrentar o Brasil novamente. Os confrontos diante das seleções sul-americanas devem ser grandes testes para a equipe de Louis Van Gaal. 

+ Federação holandesa pretende reabrir Fan Fest para quartas de final da Copa do Mundo

Além disso, curiosamente, o adversário na decisão pode ser a França, que disputa uma vaga nas quartas de final diante da Polônia, neste domingo. Os astros voltam a se alinhar para os holandeses que, mesmo não tendo uma geração tão brilhante, ainda possui nomes importantes, como Van Dijk, Frenkie De Jong, Cody Gakpo e Memphis Depay. 

Holanda e Argentina se enfrentam às 16h (de Brasília) desta sexta-feira, no Estádio Lusail, em Doha. E se a Laranja tem suas aspirações, a Albiceleste busca a revanche por 1998, na saga para trazer a Copa do Mundo de volta à Buenos Aires, na última participação de Messi. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter