Bronze comprova ascensão, e Croácia soma mais medalhas em Copas do que Brasil e outras campeãs desde 1998

Desde sua primeira participação em Copas, Croácia possui mais medalhas que Brasil, Argentina, Holanda, Espanha e Itália

Croácia x Marrocos
(Foto: JACK GUEZ / AFP)

Escrito por

A Croácia venceu Marrocos por 2 a 1 e ficou com o terceiro lugar na Copa do Mundo do Qatar. Dessa forma, pela terceira vez em seis participações, a seleção croata ficou entre as três melhores em um Mundial.

+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores que marcaram

Desde 1998, primeira Copa disputada pela Croácia após a dissolução da Iugoslávia e a integração à Fifa, os croatas possuem mais medalhas que seleções como Brasil, Argentina, Itália, Espanha e Holanda, comprovando a ascensão do futebol croata no cenário mundial e a qualidade desta geração, liderada por Luka Modric.

Em 1998, a equipe contou com o brilhantismo de Suker, que terminou como artilheiro daquela edição, e chegou à semifinal. A seleção croata perdeu para a França na semi, mas superou a Holanda na disputa de terceiro e faturou o bronze em seu primeiro Mundial.

+ Veja tabela e simule a final da Copa do Mundo

De lá até 2014, a Croácia só não se classificou para a Copa do Mundo de 2010, disputada na África do Sul. Em todas as outras três edições, a seleção croata parou na fase de grupos.

A grande mudança veio em 2018, na Rússia. Com muito talento e um ótimo trabalho de Zlatko Dalic, a seleção croata foi a grande surpresa na Rússia e avançou até a final, mas novamente a França colocou um ponto final no sonho da Croácia, que foi derrotada por 4 a 2 e terminou com o vice-campeonato.

No Qatar, a Croácia terminou em segundo lugar no grupo com Marrocos, Bélgica e Canadá. No mata-mata, os croatas venceram Japão e a Seleção Brasileira nos pênaltis, e pararam na semifinal, onde perderam por 3 a 0 para a Argentina.

O bronze foi muito festejado por Dalic, que declarou que a medalha tem sabor de ouro, e também pelos jogadores, que fizeram grande festa em campo após o apito final.

Mais medalhas em Copas do Mundo desde 1998
França - 4 medalhas (dois títulos, um vice e 2022, que pode ser prata ou ouro)
Alemanha - 4 medalhas (um título, um vice e dois bronzes)
Croácia - 3 medalhas (um vice e dois bronzes)
Brasil - 2 medalhas (um título e um vice)
Argentina - 2 medalhas (um vice e 2022, que pode ser prata ou ouro)
Holanda - 2 medalhas (um vice e um bronze)
Espanha e Itália - 1 medalha (um título)
Bélgica e Turquia - 1 medalha (um bronze)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter