Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Quem é Jacob Montes, surpresa no time do Botafogo para enfrentar o Goiás

Meia foi relacionado pela primeira vez por Luís Castro desde que chegou ao Botafogo, mas não deve ser titular pelo Brasileirão; atleta faz parte de projeto de John Textor

Jacob Montes em ação pelo Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

Um nome chamou a atenção na lista de relacionados do Botafogo para enfrentar o Goiás em jogo desta quarta-feira, às 21h45, pela 28ª rodada do Brasileirão, na Serrinha. Jacob Montes apareceu pela primeira vez na chamada de um jogo da equipe principal e viajou com o elenco de Luís Castro para Goiânia.

+ Marçal, do Botafogo, se vê com potencial de ser convocado: 'Eu faria a Seleção Brasileira jogar melhor'

Jacob é um meio-campista de 23 anos que nasceu na Califórnia, nos Estados Unidos. Ele atua na posição ofensiva no setor e está treinando no Glorioso desde o começo de julho, apesar de ter sido anunciado oficialmente apenas na metade de agosto.

O norte-americano é mais um jogador que faz parte do projeto de intercâmbio de John Textor, proprietário da SAF do Glorioso. O empresário possui outros clubes ao redor do mundo e o atleta já passou por várias dessas equipes, como FC Florida-EUA, Crystal Palace-ING e RWD Molenbeek-BEL.

+ Goiás x Botafogo: onde assistir, prováveis escalações e desfalques para jogo do Brasileirão

Esportivamente, o grande destaque de Jacob até aqui foi no futebol universitário, algo de grande tradição nos Estados Unidos. Ele se formou em Georgetown e fez os quatro anos de ensino, mas sempre com as atividades de futebol ao lado. Ele foi o protagonista do primeiro título dos Hoyas na NCAA na temporada 2019-2020.

O bom desempenho no futebol universitário fez John Textor colocá-lo no Crystal Palace em 2021. Sem o visto de trabalho inglês, ele sequer pôde atuar pelos times de base dos Eagles e foi emprestado ao Beveren, da Bélgica. Até teve um começo promissor, com um golaço de fora da área no terceiro jogo que fez pela equipe, à época disputando a segunda divisão nacional.

+ Luís Castro critica organização do Botafogo e admite dificuldades no trabalho: 'Poucas coisas resolvidas'

Montes, porém, sofreu uma lesão tempo depois e teve que se afastar dos gramados por algumas semanas. Desde então, perdeu espaço na equipe e não voltou a performar mais como fora no começo. O meia só fez seis jogos depois do problema físico até o fim da temporada, mas a soma das participações dele nos duelos não resulta nem em 90 minutos.

Veja o único gol de Jacob Montes na Europa:

Na temporada seguinte, ele foi emprestado ao RWD Molenbeek, clube de John Textor na Bélgica. Fez apenas um jogo na equipe porque novamente sofreu com as lesões. Agora, recebe a chance no Botafogo - vale ressaltar, contudo, que a tendência é que não seja titular contra o Goiás.

ESTILO DE JOGO

Jacob Montes é um meia ofensivo que prefere atuar perto do gol, em uma posição avançada do sistema ofensivo. Apesar de ser destro, não tem dificuldade para chutar com a perna esquerda.

Por outro lado, possui dificuldade na recomposição física e duelos sem bola. Vale lembrar também, claro, que o meio-campista nunca teve contato na carreira com um nível técnico de jogo parecido como é o exercido no futebol brasileiro.

+ Botafogo: Quem é João Paulo Costa, coordenador que vai auxiliar projeto de criar estilo de jogo único no clube

SELEÇÃO

O meio-campista foi convocado para a seleção sub-19 dos Estados Unidos em outubro de 2019. Ele participou de uma vitória da equipe por 4 a 0 em amistoso contra o Tijuana, do México.

No ano passado, ele foi entrevistado pela Federação da Nicarágua por uma possibilidade de naturalização e participação nos últimos compromissos da seleção nas eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar.

Os pais de Jacob nasceram na Nicarágua. Ele deixou a possibilidade em aberto, mas ainda não fez uma decisão sobre se naturalizar. De qualquer forma, o Botafogo tem, desta forma, a chance de ter mais um jogador de seleção no elenco.