menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Para valorizar a marca, Botafogo adota nova postura em negociação com patrocinadores

Alvinegro faz movimento de profissionalização e muda a estratégia de atuação no setor comercial para resgatar credibilidade<br>

Lênin Franco - Botafogo
Lênin Franco, diretor de negócios do Botafogo(Foto: Vítor Silva/Botafogo)

Escrito por

A atual temporada representou ao Botafogo mudanças em todos os sentidos. Dentro de campo, o clube briga na parte de cima da tabela da Série B para conquistar o acesso. Fora das quatro linhas, o Alvinegro adotou uma postura de profissionalização e mudança de mentalidade, que visa a aquisição de resultados esportivos e administrativos a médio e longo prazo.

Não é novidade que, nos últimos anos, o clube tem enfrentado dificuldades na captação de novos parceiros. Mesmo com entraves financeiros, a diretoria atual trabalha para fortalecer a credibilidade do clube e recuperar a força da marca no cenário nacional e internacional. Em temporadas passadas, o desespero por receitas imediatas fez o Alvinegro fechar acordos por valores muito baixos, cenário que não vem se repetindo em 2021.

Neste ano, o clube contratou o CEO Jorge Braga e o diretor de negócios Lênin Franco, que deram início à ideia de transformar o posicionamento da agremiação perante o mercado publicitário. Após um diagnóstico da situação da instituição, os executivos entenderam que seria necessário resgatar a credibilidade do Botafogo e adequar as propostas em valores considerados justos.

- Estamos buscando novos investidores e mostrando que o Botafogo é um clube que entrega aquilo que promete. Nós reformulamos a precificação, o clube se precificava muito mal, fizemos esse ajuste para valores que o mercado normalmente paga. Além da adequação na precificação e recuperação de credibilidade, um outro pilar trabalhado por nós é o de inovar na entrega que oferecemos para cada tipo de parceiro - explica Lênin Franco.

Recentemente, houve um acerto com a Estrela Bet para exposição nas mangas do uniforme e o valor do contrato foi maior do que o realizado anteriormente, quando o time disputava a Série A. Para o patrocínio máster, o clube chegou a receber uma proposta nas últimas semanas, mas recusou por entender que os valores não foram adequados.

- Para conseguirmos melhores contratos, realizamos uma mudança de postura em relação ao setor comercial. Estamos trabalhando em três pilares específicos: retomar a confiança dos investidores, ajustar os valores das negociações e entender o que cada patrocinador espera do clube em termos de resultados - completa o diretor de negócios do Botafogo.

Seguindo essa linha de pensamento: de valorização da marca e aquisição de novas receitas, o Alvinegro lançou no mês passado sua loja virtual para vendas via e-commerce, em parceria com a empresa FutFanatics. O clube apostou em preços mais acessíveis e vendeu, em um mês, mais camisas do que o antigo operador havia vendido no período de um ano.

Aos poucos, o Botafogo vai retomando a confiança da torcida e do mercado ao mostrar que escolhe um novo caminho, não só na busca por novos patrocinadores, mas também na valorização de seus materiais esportivos.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter