Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Gerson comemora tricampeonato mundial do Botafogo: ‘Dane-se a Fifa’

Canhotinha de Ouro afirma que títulos conquistados na década de 60 devem ser valorizados pelo clube mesmo sem a chancela do órgão máximo do futebol mundial

Gerson, o Canhotinha de Ouro (Foto: Bárbara Mendonça/LANCE!)
Escrito por

Capitão em duas conquistas, Gerson voltou a se pronunciar sobre o fato do Botafogo estar reivindicando a alcunha de tricampeão mundial. O Canhotinha de Ouro, em entrevista ao "Canal do TF", afirmou que o Alvinegro deve valorizar tais conquistas mesmo sem a chancela da Fifa.

- O Botafogo tem todo direito de reivindicar à Fifa. Se o presidente acha que é válido, acho legítimo. Quem deu o nome de Pequena Taça do Mundo? Alguém deu. Foi a federação de Caracas? Não sei. Por que que todo ano eles levavam para lá Botafogo, Santos, Palmeiras, Barcelona, Real Madrid, Benfica, seleção Argentina, Peñarol? Parece que a Fifa já disse que não reconhece. Dane-se a Fifa. Manda a Fifa para os quintos dos infernos. Nós ganhamos. Manda fazer a taça. O Flamengo e o Sport não brigaram até no STF por um título? Quem se acha no direito, vai recorrer. Eu assino embaixo - afirmou.

Os títulos em Caracas trouxeram alguns dos maiores nomes da história do clube - entre eles, é claro, Nilton Santos, que atualmente dá nome ao estádio do Botafogo. Gerson definiu como foi jogar com o lateral-esquerdo no século passado.

- Quando você fala em Botafogo, tem que falar em Nilton Santos. Ele esteve lá sempre. E o Mané veio depois. O Nilton já era veteraníssimo no Botafogo. Titio Nilton, como eu chamava ele. O Nilton foi o maior lateral esquerdo de todos os tempos. Não teve ninguém melhor do que ele. Ele não era botafoguense. Nilton Santos é o Botafogo. Ele é o maior jogador da história do Botafogo - lembrou.

Em uma discussão sobre a contemporaneidade, Gerson afirmou que a atual equipe do Botafogo é boa, mas não suficiente para o tamanho que o clube carrega pelo passado vitorioso. 

- O time do Botafogo é um bom time. Não vou nem discutir nomes. O time é um bom time. Mas para o Botafogo não pode ser bom, tem que ser excepcional. A definição é essa. O Botafogo nunca foi bom, nem muito bom, nem excelente. Era excepcional - ponderou.