Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com festa da torcida e no clima de John Textor, Botafogo entra no G4 do Brasileirão após quase três anos

Na época, Alvinegro derrotou o CSA por 2 a 1, fora de casa, e ficou uma rodada no G4 do Brasileirão de 2019. Na atual edição, equipe vive momento de euforia e projeções gloriosas

Com vitória, Botafogo está entre os quatro primeiros do Campeonato Brasileiro 2022 (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Escrito por

Com a festa da torcida e no clima do investidor John Textor, o Botafogo conquistou mais uma vitória no Brasileirão. O clima é de euforia com o bom momento e as projeções para um futuro glorioso. Desse modo, com o triunfo, a equipe entrou no G4 da competição, algo que não acontecia há três anos (73 rodadas atrás). 

Apesar da dificuldade na criação, os comandados de Luís Castro souberam controlar a ansiedade e virar a partida diante de um aguerrido Fortaleza. No momento, o Alvinegro soma 11 pontos em seis rodadas, dois a menos que o líder Corinthians. 

+ Mosaico, casa cheia e apoio: torcida do Botafogo faz festa em sintonia perfeita e arranca virada com o time

A última vez em que o clube carioca esteve presente entre os quatro primeiros da competição nacional foi em 2019. Na época, o time era comandado por Eduardo Barroca e derrotou o CSA, fora de casa, de virada, por 2 a 1.

Carlinhos abriu o placar para o Azulão do Mutange aos 16 da etapa final. Na reta final da partida, os volantes Cícero e Alex Santana balançaram a rede e colocaram o Glorioso no G4. O gol do triunfo saiu já nos acréscimos, aos 48.

Dessa forma, o Botafogo assumiu a quarta colocação em 2019 com 15 pontos  em oito rodadas (aproveitamento de 71,4%). Na tabela, apenas Atlético-MG, Santos e Palmeiras estavam à frente da equipe carioca. Na rodada seguinte, o time de Eduardo Barroca deixaria o G4 ao ser derrotado pelo Grêmio, por 1 a 0, com gol de Jean Pyerre, em pleno Estádio Nilton Santos.

+ Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro

Em 2022, o aproveitamento do Glorioso é de 61,1%, inferior ao de 2019. No entanto, o momento é totalmente diferente, já que a equipe não perde há cinco rodadas, vem de duas vitórias, e está empolgada com a SAF. Os próximos compromissos serão fora de casa, contra América (MG) e Coritiba. 

Vale destacar que entre essas 73 rodadas em que o Botafogo esteve fora do G4 do Brasileirão, a equipe disputou a segunda divisão na temporada passada. Com isso, não teve a oportunidade de brigar por um lugar entre os quatro primeiros da elite. 

FICHA TÉCNICA DO JOGO QUE COLOCOU O BOTAFOGO NO G4 EM 2019

CSA 1 X 2 BOTAFOGO

Estádio: Rei Pelé
Data/Hora: 9/6/2019 – 19h
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Lúcio Beiersdorf Flor (RS) e Leirson Peng Martins (RS)
VAR: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Renda e público: Não divulgados
Cartões amarelos: Naldo e Luciano Castán (CSA); Rodrigo Pimpão (BOT)
Cartões vermelhos: –
Gols: Carlinhos 16’/2ºT (1-0), Cícero 37’/2ºT (1-1) e Alex Santana 48’/2ºT (1-2)

CSA: Jordi; Apodi, Gerson, Luciano Castán e Carlinhos; Naldo, Jonatan Gómez (Robinho 39’/2ºT) e Matheus Sávio (Dawhan 33’/2ºT); Didira, Maranhão (Madson 17’/2ºT) e Cassiano – Técnico: Marcelo Cabo.

BOTAFOGO: Diego Cavalieri; Fernando, Carli, Gabriel e Gilson; Cícero, João Paulo (Lucas Campos 24’/2ºT) e Alex Santana; Erik, Diego Souza e Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão 24’/2ºT) – Técnico: Eduardo Barroca.