Ao L!, ex-jogador do Botafogo relembra campanha no Brasileirão de 2007 e dá conselho para time de Luís Castro

Túlio Lustosa afirma que os problemas financeiros foram determinantes para queda de rendimento do Glorioso na época

Tulio-Guerreiro-IG-1-aspect-ratio-512-320
Túlio concede entrevista exclusiva ao LANCE! (Foto: Reprodução)

Escrito por

O Botafogo atualmente é líder do Brasileirão e vive um momento especial na temporada. Em 2007, os jogadores alvinegros também tiveram um excelente início de campeonato, mas acabaram caindo de rendimento no decorrer da competição. Um dos destaques do time na época, Túlio Lustosa concedeu uma entrevista exclusiva ao Lance! e revelou detalhes daquela campanha.

- O time era muito bom. O elenco do Botafogo era excelente. O time titular jogava ofensivamente e marcava muitos gols. Por isso, iniciamos tão bem no Brasileirão. Para mim, éramos o melhor time do campeonato. Porém, aquele momento do Botafogo em 2007 era muito mais complicado do que atualmente. Existia uma dificuldade financeira muito grande. O Bebeto de Freitas estava tentando arrumar a casa na época. De vez em quando, acontecia um bloqueio judicial que comprometia todos os pagamentos do Botafogo e da folha salarial dos atletas. Isso acabou desandando - declarou Túlio.

+ Ex-Globo agora é do Lance! Veja as movimentações da imprensa esportiva em 2023

+ Confira a tabela do Brasileirão 2023

- Quem não recebe em dia e tem problema financeiro em casa, acaba descontando em algum lugar e isso refletiu no desempenho do time e no nervosismo dos atletas. O Dodô teve uma suspensão por doping e era um dos nossos principais jogadores. O Zé Roberto teve um afastamento por indisciplina e também era um jogador decisivo para nós. Eu tive uma suspensão por uma expulsão diante do São Paulo. Então nós perdemos muitas peças que eram importantes para equipe - completou.

+ Luís Castro explica sucesso do Botafogo no Brasileirão e abre jogo sobre renovação

Questionado sobre os recentes resultados do Glorioso, Túlio rasgou elogios para equipe alvinegra, deu um conselho especial para os jogadores e destacou os principais nomes do elenco atual.

- O momento atual do Botafogo é muito positivo. A sinergia entre elenco e torcida está muito parecida com que era em 2007. A torcida está acreditando muito, lotando o estádio e cantando muito. O momento é muito positivo, com muitas vitórias seguidas e uma pontuação extremamente fora da curva para um líder de campeonato. Acho que nos momentos de dificuldades e oscilações, é necessário que os jogadores tenham cabeça fria e saibam que isso é natural. É possível que perca a liderança em algum momento, mas o importante é que mantenha a constância e não deixe que um momento de oscilação gere dúvidas na cabeça dos atletas - afirmou Túlio.

- O principal ponto é o equilíbrio dos setores. A gente não vê estrelismo de ninguém e nenhum querendo aparecer mais do que outro. O espirito de solidariedade do grupo é muito grande, mas sempre tem um que se destaca mais. Isso é completamente normal. O Tiquinho despensa comentários. É artilheiro do campeonato e um matador nato. O Eduardo também é um maestro e tem um equilíbrio muito bom nos jogos. A dupla de zaga também vem sendo um diferencial quando joga. Eles vêm fazendo muita diferença - finalizou.

Túlio atuava como volante e teve passagens pelo Botafogo entre os anos 2003-2005 e 2007-2008. O ex-jogador era apelidado de "guerreiro" pela torcida e também trabalhou como dirigente de futebol do clube alvinegro em 2020.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter