Treino com portão fechado pode ser uma boa para comércio em Manaus


Escrito por

A Arena da Amazônia é a grande vedete da Copa em Manaus. Mas outros dois estádios se deram bem com o Mundial: Ismael Benigno, conhecido como Colina e o QG do São Raimundo,  e o Carlos Zamith, conhecido como CT do Coroado, que são locais de treinos das seleções que estarão em Manaus. A Colina, para 11 mil pessoas, sofreu uma reforma (valor: R$ 21 milhões) que a deixou impecável. O Coroado, construído por R$ 15 milhões e capacidade para 5 mil, foi inaugurado há 20 dias. Mas nem evento-teste teve, já que o governo do Amazonas precisou entregá-lo aos cuidados da Fifa no início do mês.

A proximidade com os hotéis determinou o local de treino. A Colina receberá Inglaterra, Portugal, Camarões e Honduras. No Coroado estarão Suíça, Estados Unidos e Croácia. Lá treinaria também a Itália, mas a Azzurra resolveu desembarcar na véspera da partida e dispensou os trabalhos por lá.

- É mesmo? Vai ser meio decepcionante ficar sem a Itália. O pessoal daqui esperava ao menos ver os jogadores chegando no ônibus - disse o lanterneiro Marcelo Queiroz, que vestia  camisa não oficial da Seleção e morador das redondezas do estádio.

Coroados é um bairro pobre, de periferia, com pessoas simples, como dona Graça, dona de uma birosquinha em frente ao estádio. Mas simplicidade não significa falta de tino comercial. Ela acredita que nos dias de treinos das três seleções que confirmaram presença, vai entrar dinheiro extra:

- O povo que virá até aqui para ver os jogadores não vão entrar, ficarão do lado de fora comprando meus biscoitos, cervejas e refrigerantes. Seria legal se eles pudessem ver os treinos. Mas, pra mim, melhor assim.

O mesmo pensamento tem Gilmar Camabete. Dono de um restaurante que fica atrás do Estádio da Colina, ele abriu a carteira. Ajudou a colorir a rua de verde e amarelo, comprou TV e renovou a pintura do seu estabelecimento, que tem uma ampla e privilegiada varanda, para lucrar no dia dos jogos do Brasil e nos dias dos treinamentos:

- Isso aqui vai ferver. Tô apostando nisso. Não só eu como todos os comerciantes desta área.

O estudante Eduardo Silva tem o mesmo pensamento:
- O povo de Manaus gosta de coisa diferente. Aqui vai ficar cheio no dia dos jogos do Brasil. Muitos ficarão na rua para ver só uns segundinhos dos jogadores. Deixa só o pessoal saber que o Cristiano Ronaldo vem aqui.

Em frente ao estádio há uma série de birosquinhas.


- O pessoal vai descer até aqui para comprar a sua cervejinha. Mas bom mesmo é se um dos craques dessas seleções e da Fifa viessem até aqui, tão pertinho. Faria até um descontinho - concluiu a quituteira Zeura Marialva da Opção Lanches, bem em frente ao portão principal da Colina. Ao seu lado, dona Glória, do Glorião Lanches, resmungava com estilo...

- Em vez de treino podia ter um "match". Ganharia mais dinheiro.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter