icons.title signature.placeholder Murilo Dias
08/06/2014
08:00

A pausa para a Copa do Mundo será muito importante para Ricardo Gareca estudar o time do Palmeiras. O técnico argentino, que assume o Verdão durante o Mundial, já pediu reforços para o presidente Paulo Nobre, pois sabe das carências do elenco alviverde. O treinador encontra o time na 11ª posição do Campeonato Brasileiro, com desempenho dividido entre altos e baixos.

O Palmeiras é o segundo time que mais desarma, atrás apenas do Santos. Outro número positivo é o de dribles certos: 133, o melhor do campeonato. O Alviverde é também o time que tem mais posse de bola. Os números são do Footstats. As médias do elenco servem de defesa  para a chegada de Gareca. Em termos de passes certos, o time apresenta média de 319,9 por jogo, superior à do campeonato, que é 309,7. Os jogadores do Verdão, porém, são faltosos e constantemente advertidos com cartões amarelos.

Porém, vícios e virtudes se encontram no Palmeiras. Líder em alguns quesitos, o time é apenas o quinto em chutes certos. Apesar de ter bom número de passes corretos, é o quarto que mais erra, com média de 37,7 por partida. Gareca terá que trabalhar especialmente com alguns jogadores.  Wesley, por exemplo, é o que mais acerta passes, mas é o segundo que mais erra. É também aquele que mais acerta cruzamentos e, novamente, o que falha mais.

Outro que se enquadra nesta situação é Marcelo Oliveira. O volante/zagueiro é o que mais erra ao tentar desarmar, mas é o segundo que mais rouba bolas. Os contestados laterais William Matheus e Wendel também entram no quadro. O lateral-esquerdo é o segundo que mais acerta e erra cruzamentos, seguido pelo lateral-direito, terceiro colocado nos dois quesitos.