icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
26/11/2014
18:37

Convidado pelo deputado federal Vicente Cândido, presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, o técnico da Seleção olímpica e coordenador das categorias de base da CBF, Alexandre Gallo, participou nesta quarta-feira de audiência pública para falar sobre a importância da união entre escola e o esporte na formação dos atletas.

O principal ponto abordado por Alexandre Gallo foi a dificuldade que a CBF e os clubes encontram atualmente para formar equipes com jogadores abaixo de 14 anos. Isso porque de acordo com a legislação atual, um garoto abaixo desta idade não pode ter vínculo de trabalho, e como atualmente, na relação clube/atleta, só existe concepção do Desporto de Rendimento, que caracteriza vínculo empregatício, atrapalha demais o processo de descoberta e formação de jogadores.

A ideia de Alexandre Gallo para essa questão seria a criação do Desporto de Desenvolvimento, para que ficasse claro que esta é uma etapa de aprendizagem e crescimento, não só no esporte, mas também como cidadão, e não uma relação de emprego.

Além deste tema, Gallo também falou sobre a influência do esporte na formação do indivíduo, sobre como o Brasil trabalha a formação de atletas em comparação com outros países e todas as questões que envolvem o futebol de base nacional.

A audiência foi realizada, em conjunto, pela Comissão do Esporte e pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, com a participação da Comissão de Constituição e Justiça.