icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
26/02/2015
11:01

A fase de grupos da Libertadores começou com grandes jogos e polêmicas. Aproveitamos então para mostrar quais são os jogadores mais velhos do torneio, assim como fizemos no Campeonato Paulista. A lista, é claro, tem jogadores brasileiros e todos com 37 anos ou mais. Alguns deles são mais velhos por exemplo que os técnicos de Boca Juniors (Arruabarrena) e River Plate (Gallardo), que têm 39 anos.

O mais velho seria o colombiano de 43 anos Henao, do Once Caldas, mas o clube foi eliminado pelo Corinthians na primeira fase. Outros que estariam na lista se não fossem eliminados seriam Carlos Bonet (38 anos), do Cerro Porteño, e Álvaro Recoba (38 anos), do Nacional-URU. 

Como eles não estão mais na competição, o título de 'velhinho' do torneio fica mesmo com o brasileiro Rogério Ceni, de 42 anos, que está entre os dez jogadores com mais partidas na Libertadores. Na segunda posição vem Dida, do Internacional, e o colombiano Yepes, do San Lorenzo, completa o ranking dos três primeiros. Os argentinos são maioria, com quatro jogadores, e os goleiros representam 60% da lista.

ROGÉRIO CENI

Rogério é o mais 'velhinho' da competição. Aos 42 anos, o goleiro só jogou profissionalmente pelo São Paulo e tem mais de mil jogos pelo clube, além de importantes títulos, como três Brasileiros, Libertadores e Mundiais de Clubes. Ceni venceu a Copa do Mundo em 2002.

DIDA

Campeão do torneio em 1997 pelo Cruzeiro, o goleiro de 41 anos é reserva do Internacional. Disputou três Copas do Mundo e venceu em 2002. Jogou ainda por Corinthians, Milan e Grêmio.

MARIO ALBERTO YEPES

O zagueiro colombiano de 39 anos venceu a Copa América de 2001 com a seleção e depois passou por PSG e Milan, antes de acertar com o San Lorenzo, da Argentina. Fez mais de cem jogos pela seleção e disputou a última Copa do Mundo no Brasil.

JUSTO VILLAR

Goleiro paraguaio de 37 anos com mais de cem jogos pela seleção, Villar passou por Libertad, Estudiantes e Valladolid. Esteve nas Copas de 2002, 2006 e 2010. Joga no Colo-Colo, do Chile.

FEDERICO VILAR
Goleiro argentino naturalizado mexicano de 37 anos. Jogou no Atlante, Monarcas e defende o Atlas, todos do México.

LEONARDO FRANCO

Mais conhecido como Leo Franco, o goleiro argentino de 37 anos esteve na Copa do Mundo de 2006 e fez 14 jogos pela seleção. Passou por Mallorca, Atlético de Madrid, Galatasaray e Zaragoza. Joga no San Lorenzo, da Argentina.

MARTIN ADRIÁN PALAVICINI
Atacante argentino de 37 anos. Joga na Bolívia desde o início da carreira. Passou por times como Oriente Petrolero e San José. Joga no Universitario Sucre.

JAVIER HERNÁN KLIMOWICZ

O goleiro argentino naturalizado equatoriano de 37 anos começou a carreira no Instituto e passou por Blooming (Bolívia) e Deportivo Cuenca. Fez dois jogos pela seleção equatoriana e joga no Emelec, do Equador.

HERNÁN RODRIGO LÓPEZ

O atacante uruguaio rodou o mundo por vários clubes e ganhou a Libertadores em 2002 pelo Olimpia. A lista de países por onde jogou tem times de Argentina, Chile, Grécia, Itália, México, Paraguai e Uruguai. Aos 37 anos, joga no Libertad, do Paraguai. Já jogou pela seleção uruguaia.

JORGE ALBERTO ROJAS
Meia venezuelano de 37 anos. Rojas jogou quatro vezes a Copa América e passou por times de Argentina, Colômbia, Equador e EUA. Joga no Deportivo Táchira, da Venezuela.