Felipe Meligeni

USTA

TÊNIS NEWS
19/09/2016
17:19
Salvador (BA)

Terminam nesta terça-feira, às 14h, as inscrições para a categoria mundial e principal da 32ª edição do Bahia Juniors Cup, maior torneio de tênis Infanto-juvenil do Nordeste e que nesta temporada comemora os 100 anos do Clube Bahiano de Tênis, situado no bairro da Graça, berço do tênis baiano e da competição disputada desde a década de 80.

O evento com pontuação pro ranking mundial da Federação Internacional de Tênis da categoria G3 ganha nesta temporada o status isolado como o maior do segundo semestre no Brasil e na temporada como o terceiro maior do país.

O torneio, que em 2015 contou com 209 atletas de 15 países, encerra inscrições para a categoria mundial para até 18 anos onde ano passado venceu o paulista Gabriel Decamps, top 40 do ranking e que disputou os Grand Slams, os quatro principais torneios do ano.

A competição do ano passado revelou também Felipe Alves Meligeni, atual 31º do mundo e primeiro do país, que recentemente encerrou sua carreira juvenil conquistando o US Open nas duplas se tornando o quinto brasileiro na história a ganhar um Major como júnior, feito alcançado somente por Gustavo Kuerten nas duplas de Roland Garros em 1994, Orlando Luz e Marcelo Zormann em Wimbledon 2014 e em simples por Tiago Fernandes no Australian Open de 2010.

As inscrições são realizadas através do website da ITF, a Federação Internacional de Tênis.

Inscrições para torneio Sul-Americano Cosat encerram na terça-feira, dia 26 - Nas categorias 16 e 14 anos com pontuação para o ranking Cosat, da América do Sul, as inscrições encerram na próxima segunda-feira, dia 26. Para as categorias 12 anos e Tennis Kid´s, contando pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis, as inscrições fecham no dia 3 de outubro. As inscrições para 12, 14 e 16 anos podem ser feitas diretamente no site da CBT através do endereço http://www.tenisintegrado.com.br/new_torneio/index2/2/2016/0/0/10.

O maior do Nordeste e um dos mais tradicionais do país é um revelador de talentos. Teve a presença de Fernando Meligeni, semifinalista de Roland Garros em 1999, quarto lugar na Olimpíada de Atlanta de 1996 e ex-top 25 profissional, passou pelo evento assim como Marcelo Saliola, Marcio Carlsson, Marcos Daniel, Jaime Oncins, Flavio Saretta, André Sá, Daniel e Marcelo Melo dentre muitos outros nomes expoentes do tênis brasileiro.

Recebeu também Gustavo Kuerten que foi campeão na década de 90 na categoria 16 anos batendo o baiano Duda Catharino Gordilho em final apertada e anos depois levando o troféu de Roland Garros no profissional, um dos mais prestigiados eventos do mundo. Duda Catharino, melhor tenista baiano na década de 90, comanda hoje o Centro de Treinamento no Clube Bahiano de Tênis com alguns dos melhores do país e será o diretor da competição ao lado de Gian Biglia.